
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (24) o julgamento que definirá a validade da prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O processo será analisado no plenário virtual entre 8h e 20h.
A sessão conta com os votos dos ministros Flávio Dino (presidente da Turma), Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Alexandre de Moraes, por ter sido o relator do caso, não participará da votação.
Bolsonaro encontra-se preso desde sábado (22) após a Polícia Federal identificar risco de fuga, violação da tornozeleira eletrônica e tentativa de usar aglomeração de apoiadores para dificultar a ação das autoridades. Em audiência de custódia realizada domingo (23) na Superintendência da PF em Brasília, Bolsonaro apresentou nova versão para a tentativa de violar a tornozeleira eletrônica. Ele afirmou que a ação foi motivada por um "surto" causado por medicamentos que está utilizando, negando qualquer intenção de fuga.
De acordo com a ata da audiência conduzida pela juíza auxiliar Luciana Sorrentino, o ex-presidente relatou ter tido "alucinação de que tinha alguma escuta na tornozeleira" e por isso tentou abrir o equipamento.
A nova explicação contradiz a declaração inicial do ex-presidente. Em vídeo divulgado no sábado pela Secretaria de Administração Penitenciária, Bolsonaro justificou a ação como simples "curiosidade".
"No vídeo, ele afirma: 'Eu meti o ferro quente aí. Curiosidade'. Questionado sobre qual ferro usou, respondeu: 'Ferro de soldar'", registra a gravação anexada ao processo.
Mín. 15° Máx. 25°