
O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido na manhã desta segunda-feira (17) para o Presídio de Limeira. A mudança foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que coordenou a operação de remoção sob custódia de seus agentes.
Condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo na Itália, Robinho estava preso na Penitenciária 2 de Tremembé desde março de 2024. A unidade é conhecida por abrigar detentos de casos de alta repercussão.
Em nota, a SAP informou que a transferência considerou "a organização do sistema prisional do estado", mas não detalhou os critérios específicos adotados pela pasta. A secretaria também não confirmou se a mudança para Limeira será definitiva.
A decisão ocorre meses após a defesa do ex-jogador protocolar pedido para remoção do atleta para outra unidade, alegando problemas de infraestrutura no presídio de Tremembé e questões relacionadas ao cumprimento da pena. O pedido, no entanto, havia sido negado pela Justiça paulista.
Caso na Justiça italiana
Robinho cumpre pena pela condenação por estupro coletivo ocorrido em 2013, em Milão. Em 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que a sentença - já confirmada pela Justiça italiana - fosse cumprida no Brasil, após solicitação formal do governo italiano.
A SAP não informou prazos para nova avaliação sobre a permanência do ex-atleta na unidade de Limeira.
Mín. 15° Máx. 25°