
A programação do Outubro Rosa 2025 da Prefeitura de Campinas vai disponibilizar cerca de 2 mil exames de mamografia gratuitos para a população feminina de Campinas. O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano e mulheres de 50 a 74 que fizeram a mamografia há mais de dois anos. Não é necessário encaminhamento ou pedido de exame por unidade de saúde.
As mamografias serão feitas em diversos locais: 800 na carreta de mamografia do Hospital de Amor; 650 no Centro de Referência e de Assistência Integral à Mulher (Craim); 120 no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism Unicamp) e 120 na RCC (Radiologia Clínica de Campinas).
Para a realização dos exames nesses locais é preciso fazer o agendamento por meio do Disque Saúde, telefone 160, a partir quarta-feira (1º), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
O Hospital Santa Tereza e a Voluta Medical vão oferecer 200 e 80 exames, respectivamente. Para agendar nessas unidades é preciso entrar em contato pelos telefones (19) 3733-4348 ou pelo Whatsapp (19) 99803-1953, no hospital Santa Tereza. Já no Voluta Medical os contatos são (19) 3790-4999 e Whatsapp (19) 99387-4503. Os agendamentos serão realizados até o término das vagas oferecidas.
A disponibilização de aproximadamente 2 mil exames gratuitos de mamografia foi possível por meio de parceria entre a prefeitura e serviços privados. Segundo Miriam Nóbrega, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, é essencial reforçar o compromisso de levar informação e conscientização durante o Outubro Rosa.
Orientações sobre o exame
No dia marcado para o exame, é preciso levar a mamografia anterior (caso tenha sido feita), além de RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Todos os documentos, exceto o exame, são obrigatórios.
Além dos exames de mamografia, a programação do Outubro Rosa 2025 vai contar com diversas ações que envolvem a área de saúde, esporte, lazer, cultura, além de palestras e outras atividades que visam informar e conscientizar sobre o câncer de mama. A programação será divulgada em breve.
Mín. 12° Máx. 26°