Com muita satisfação, estreio minha coluna no Zatum Notícias. Com regularidade, vou escrever sobre temas relacionados à saúde mental. Também abrirei o espaço para outros profissionais da saúde. Desde já agradeço a leitura. Tenho certeza que será uma jornada de aprendizado, troca de experiências e de crescimento, em diversos sentidos. Contém comigo!!! Adriana Ferreira.
1. “Você está louco?.”
Dizendo isso, o efeito da manipulação faz a pessoa questionar sua sanidade, e os homens têm dificuldade em ter uma resposta simples como essa: “Por favor, não questione minha capacidade de pensar com clareza. Mesmo que não concordemos, é assim que a realidade se apresenta para mim.”
2. “Você está exagerando.”
Ao acusar o exagero, o manipulador está tentando descartar suas preocupações como irracionais e infundadas, porque devemos sim acreditar que o fato de um homem estar no meio de um processo de separação não o tira da ligação emocional de continuar a se preocupar com o bem estar de seus filhos! Porém dificuldade de responder algumas frases simples, como “Eu apreciaria se você não julgasse meus sentimentos. Eles são meus e não estão em debate.”, ajudaria muitos homens nesse processo.
3. “Eu estava só brincando”
Com esses tipo de frase, a manipulação minimiza os comentários maldosos ou críticas do outro, mas a isca da manipulação depois que foi lançada pode trazer uma série de desconforto emocional no universo masculino, porque esse comentário pode até ter sido engraçado para algumas pessoas, mas pode ferir os sentimentos de quem ouviu, e pode também incentivar filhos a replicar em brincadeiras ou frases sentimentos que devem ser levados à sério e que vão de alguma forma passar despercebidos.
4. “Você me fez fazer isso.”
Como é comum essa frase quando se trata de ALIENAÇÃO PARENTAL, principalmente quando mulheres feridas por causa da separação tentam afastar seus filhos de seus genitores, pois quando algo não sai como planejado, essas manipulações geralmente tentam evitar assumir a responsabilidade, transferindo as críticas e a culpa para o outro.
5. “Se você me amasse, você não deixariam sua família.”
Quando a pessoa tenta estabelecer limites com manipulações, essa pessoa pode se sentir injustiçado e tentar transferir a culpa dizendo que a pessoa não se importa, e fica parecendo que a separação não foi um reflexo de um relacionamento que nao tinha maus os valores necessários para ambas as partes.
6. “Só estou dizendo isso porque te amo.”
No processo geral de separação pessoas praticam comentários rudes, às vezes abusivos dizendo que vêm de um lugar de chamado amor. Isso pode tornar esse processo muito mais difícil porque ao ouvir isso, a confiança em seus instintos e estabelecer limites saudáveis ficam comprometidos de certa forma, e muitas mulheres usam muito essa forma de achar que a sua dor é amor, quando não é! Não é assim que se demonstra amor, porque o amor próprio, sempre deve estar em primeiro lugar!
7. “Isso é tudo culpa sua.”
Na manipulação o tentar acusar a pessoa de ações prejudiciais, mesmo que haja evidências claras de que ele está praticando comportamentos semelhantes, faz com que filhos tendem a culpar seu genitor por um processo que não deveriam envolver sentimentos de terceiros, afinal quando uma relação acaba o processo de ser pai e mãe continua, mas infelizmente muitas mulheres tentam separar seus filhos de seus genitores como uma forma de castigo pelo término da relação!
O processo da terapia no término de relações é muito importante porque é a contribuição para entender as dificuldades do relacionamento e entender que todo término relacionamento os dois tem que estar dispostos à assumir suas responsabilidades!
Pequenos gestos de amor próprio, pode mudar a história de amor consigo mesmo e aprender se posicionar, vai aprender a responder seus questionamentos internos e isso pode te tirar de uma prisão emocional! Reflita o quanto isso pode estar acontecendo na sua vida!
Espaço Cyclum: Avenida Júlio Diniz 465- sala 7; Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Campinas. Telefone: 19-98150-4444.
Mín. 16° Máx. 27°