WhatsApp

Envie fotos e vídeos pelo WhatsApp: 19 98727-4956

Walter
reder
anuncie aqui
Campinas

Catedral Metropolitana abre inscrições sobre curso que conta a própria história

Participação é gratuita

11/11/2019 13h49Atualizado há 4 semanas
Por: Zatum Notícias
Fonte: Da Redação
Igreja começou a ser construída em 1807 (Crédito: Agência Brasil)
Igreja começou a ser construída em 1807 (Crédito: Agência Brasil)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (11), as inscrições para o curso sobre a Catedral Metropolitana de Campinas - "História, Iconografia, Arquitetura e Cidade". O curso será realizado no dia 22 de novembro, uma sexta-feira, das 8h às 12h, na Catedral. O evento é destinado para guias de turismo, professores e também para o cidadão interessado em conhecer mais sobre um dos principais patrimônios históricos de Campinas. Serão oferecidas 40 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro pelo link  https://conheca.campinas.sp.gov.br/events/66.

O curso é uma iniciativa da Catedral Metropolitana de Campinas, com o apoio da prefeitura. Os temas abordados passam pela história, iconografia, elementos teológicos da Catedral, além de informações sobre como ela se tornou patrimônio tombado e os desafios enfrentados para sua manutenção e restauro.

Uma das Sete Maravilhas de Campinas, a Catedral Metropolitana teve seu projeto de construção iniciado em 1807. A construção demorou cerca de 76 anos e contou com grande apoio dos moradores da região. A Catedral foi construída no método de Taipa - um processo de construção de paredes que utiliza barro amassado. Hoje, a igreja é considerada um dos maiores templos em Taipa de Pilão do mundo. O desenho da fachada é obra do arquiteto Cristovan Bonini e seu acabamento realizado pelo engenheiro Dr. Francisco de Paula Ramos Azevedo.

Por ter demorado 76 anos para ser terminada, é possível ver na Catedral diferentes estilos de arquitetura, de acordo com os gostos de cada época pelas quais sua construção passou. O acabamento interno é ornamentado em cedro vermelho - baseado no estilo barroco brasileiro - e teve como principal artista Vitoriano dos Anjos. A Catedral está aberta ao público todos os dias das 7h às 18h. A igreja fica na Rua Regente Feijó, 1.013, no Centro. 

Cronograma:

8h – 8h30: Introdução - Objetivos; Iconografia e elementos teológicos - Monsenhor Rafael Capelato, Pároco da Catedral Metropolitana de Campinas, Mestre e Doutor em História dos bens da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

8h30 – 9h: História da Construção da Matriz Nova como a História da Cidade - Monsenhor Rafael Capelato

9h – 9h30: Informações legais da conservação e tombamento - Ana Carolina Pereira Lima, advogada da Catedral Metropolitana de Campinas.

9h30 – 9h45: Pausa para Café

9h45 – 10h15: Patrimônio e Pastoral, Padre Amauri Thomazzi

10h15 – 10h45: Perguntas e Avaliação

11h – 12h: Visita Guiada

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas