
A Prefeitura de Paulínia começa a disponibilizar, a partir desta terça-feira (30), a vacina Pneumo 20 em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O imunizante será destinado a crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal contra o pneumococo, ampliando a proteção contra doenças como pneumonia, meningite e outras infecções causadas pela bactéria.
A aplicação da nova vacina faz parte da atualização do calendário nacional de imunização e seguirá um período de transição. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a Pneumo 20 substituirá gradualmente a Pneumo 10, sendo destinada, neste primeiro momento, apenas às crianças que ainda não concluíram o esquema vacinal com a versão anterior.
A Secretaria Municipal de Saúde também informou que crianças com indicações clínicas especiais continuarão recebendo as vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23 até o fim dos estoques disponíveis no país. Posteriormente, esses imunizantes também serão substituídos pela Pneumo 20.
Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança até uma UBS, apresentando um documento de identificação e a carteira de vacinação. A caderneta é essencial para que os profissionais de saúde verifiquem as doses já aplicadas e definam corretamente o esquema vacinal de cada criança.
Mín. 15° Máx. 26°