Terça, 03 de Agosto de 2021 23:54
(19) 98191-2534
Cidades Campinas

Abre o olho Saadi!!! (Coluna do Raoni)

Prefeito de Campinas está "dormindo no ponto"

15/06/2021 20h22 Atualizada há 2 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Raoni Zambi
Dario corre o risco de deixar o Palácio das Andorinhas antes da hora, mas ainda não percebeu (Crédito: divulgação)
Dario corre o risco de deixar o Palácio das Andorinhas antes da hora, mas ainda não percebeu (Crédito: divulgação)

Quando vejo as fotos do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), dou um zoom para observar os olhos embevecidos do mandatário eleito com o poder da máquina, e de Jonas Donizette (PSB). 

Nas imagens enviadas pela assessoria de imprensa da administração, Saadi está efusivo e parece que ainda não acredita ser o Prefeito, com p maiúsculo mesmo, da cidade que afirma amar de paixão. 

Existe um certo deslumbramento com a vida de Chefe de Executivo, com as pompas, honrarias e, naturalmente, com o "puxa-saquismo” inerente ao cargo. 

Mas tal encantamento tem deixado a percepção da realidade de Saadi turvada. Ele não notou que Jonas, um político de carreira guloso por poder, não tem muitas opções no futuro. Dificilmente, o ex-prefeito venceria uma campanha para o senado no pleito do ano que vem. 

Além disso,  embora seja articulado, o PSB  tem caciques mais influentes que Jonas para indicar a ministérios, em um eventual governo de centro-esquerda a partir de 2023. 

Sabedor disso tudo, o radialista será candidato a deputado federal em 2022. Vencerá com os pés nas costas. Mas ser prefeito de Campinas é muito melhor. E aí está o dilema. 

Embora digam o contrário, Dario e Jonas são adversários. Por exemplo, em Hortolândia, o falecido  Angelo Perugini elegeu Antonio Meira, que era mais fraco politicamente. Depois, na eleição seguinte, o político vitimado pela covid-19, em abril deste ano, venceu o ex-aliado e retomou o cargo de prefeito. 

Em Campinas, a história tem tudo para se repetir. Tais manobras não são novidade. Maquiavel escreveu, há 500 anos, que o "príncipe" deve fazer alianças somente com aqueles que pode derrotar.

Para piorar, Saadi é um prefeito fraco.  A Câmara ainda é fiel a Jonas, que colocou como vice o pragmático e “trator” Wandão, que também é “doido” para ser prefeito. Não ficarei admirado se logo ali aparecer um escândalo de corrupção, com final trágico para ocupante do quarto andar no Palácio das Andorinhas. 

Hélio foi um prefeito forte, mas perdeu a queda de braço para interesses mesquinhos. Inclusive, por ser negro. Agora, pense em Saadi, um deslumbrado com pouca musculatura política. Um sintoma de tal incapacidade são as redes sociais dele, que têm baixo engajamento e são geridas de forma amadora. 

Quer assistir um trabalho de marketing digital de qualidade? Veja o tal “Política Simples” de Jonas, onde ele faz firulas, é meloso, demonstra a “mineirice” e relembra as realizações de seus mandatos.   É brega, mas o povo gosta. 

O Poder Legislativo não seria fiel ao atual prefeito em um momento de apuros. Dario também não é uma figura carismática. Em partes, ele é um representante da máquina e do magnetismo pessoal de Jonas, no sentido weberiano sobre perfis das lideranças políticas. 

Em termos de disputa, um dos poucos movimentos acertados de Dario foi a aproximação com Carlão Sampaio (PSDB). E só. 

Por isso tudo, caso não reaja e tateie a realidade que se apresenta, o atual prefeito tem tudo para viver um impedimento político, num processo muito similar ao sofrido por Hélio. Jonas pode retomar com Wandão logo ali, mas também está organizado para voltar daqui a quatro anos. Abra o olho, turco!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Poder Zatum
Sobre Poder Zatum
Espaço para comentários sobre cidades da Região Administrativa de Campinas. Raoni Zambi é jornalista formado pela Puc-Campinas, estudou comunicação política na USP (Universidade de São Paulo), fez um curso de Marketing Digital no Senac, trabalhou em jornais impressos diários, assessorias de imprensa, em campanhas eleitorais vitoriosas, coordena pesquisas eleitorais e foi assessor de políticos.
Campinas - SP
Atualizado às 23h33 - Fonte: Climatempo
12°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
22 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens