
Um grave acidente de trabalho resultou na morte de um operário na noite de quinta-feira (02), no bairro Jardim das Flores, em Hortolândia. Lucas Jonatan Dias Lopes, de 32 anos, trabalhava na implantação da rede de esgoto na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes quando foi atingido por uma retroescavadeira. No momento do incidente, chovia intensamente na região.
A fatalidade ocorreu enquanto a máquina operava na descida de manilhas de concreto para uma vala onde dois funcionários realizavam o ajuste das peças no solo. Segundo informações colhidas no local, a retroescavadeira deslizou em direção à escavação durante a movimentação da última estrutura. A concha do equipamento acabou pressionando os dois trabalhadores contra a terra. Embora um dos homens tenha conseguido escapar a tempo, Lucas não teve a mesma sorte e acabou esmagado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente e realizou os procedimentos de resgate, mas a gravidade dos ferimentos impediu a sobrevivência da vítima, que faleceu antes de ser removida ao hospital. De acordo com a GM (Guarda Municipal), o serviço era executado pela EN Consórcio Manutenção, empresa terceirizada que prestava serviços à Sabesp (Companhia de Saneamento Básica do Estado de São Paulo) no local há cerca de quatro dias.
Em nota oficial, a Sabesp lamentou profundamente o óbito e enfatizou que possui tolerância zero com o descumprimento de normas de segurança por parte de suas contratadas. A companhia informou estar em contato com os representantes do consórcio para garantir amparo à família da vítima e reiterou que colabora com as autoridades policiais para esclarecer as causas da tragédia.
Mín. 15° Máx. 27°