Quinta, 17 de Junho de 2021 00:20
(19) 98191-2534
Geral São Paulo

5ª Semana Nacional de Arquivos: conheça os eventos realizados pelo Arquivo Público SP

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre 7 e 11 de junho

06/06/2021 10h15
Por: Zatum Notícias Fonte: Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre 7 e 11 de junho, com onze eventos on-line. O tema deste ano é “Empoderando Arquivos”, definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Ele estará presente em debates sobre os desafios dos arquivos na transição de documentos do papel para o digital, o direito ao acesso à informação, a proteção de dados pessoais, entre outros. A 5ª Semana é organizada pelo Arquivo Nacional e acontece simultaneamente em diversas instituições arquivísticas de todo o Brasil, para comemorar o Dia Internacional de Arquivos, em 9 de junho. Veja a programação completa do APESP na página de eventos:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos.

Para abrir a 5ª Semana Nacional de Arquivos o APESP realiza, no dia 7, das 10 às 12 horas, a live O Programa SP Sem Papel e a transformação digital na Administração Paulista: Desafios e Perspectivas, realizando um balanço crítico do processo de transformação digital na administração paulista a partir da implantação do SP Sem Papel com o apoio da política de gestão documental.

Das 14 às 16 horas acontecerá a live Avaliação da massa documental acumulada: desafios e possibilidades, com objetivo de diagnosticar os desafios propostos pela avaliação da massa documental acumulada nos arquivos e apresentar as ações do Arquivo Público do Estado de São Paulo no enfrentamento a esse problema. As duas atividades são voltadas para o público técnico e serão transmitidas pelo YouTube do Arquivo Público.

O 23º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação acontecerá nos dias 8 e 9. O tradicional evento tem como objetivo promover a implementação de políticas municipais de gestão documental, preservação e acesso à informação. No dia 8, terça-feira, das 10 às 12h30, serão abordados os temasA Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Aspectos da regulamentação municipal, com Júlio Rogerio Almeida de Souza, Procurador do Estado; ePreservação de documentos da pandemia,com Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

No dia 9, quarta-feira, no mesmo horário, o 23º  Encontro Paulista segue com o Secretário Municipal de Educação de São Paulo e ex-coordenador do APESP, Fernando Padula Novaes, abordando o temaA importância dos instrumentos de gestão documental para a eficiência administrativa;seguido pelo lançamento doModelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para o Poder Executivo Municipal (Atividades-meio e Atividades-fim), apresentado por Ieda Pimenta Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do SAESP/APESP, Alexandre Bianchi, diretor do Centro de Gestão Documental e Júlio Couto Filho, executivo público do CAM/APESP.

Quem quiser conhecer os setores e trabalhos realizados pelo Arquivo está convidado a participar da Visita Monitorada Virtual ao APESP. Serão duas turmas, cada uma com 50 vagas. A primeira visita será realizada no dia 8 das 10 às 12 horas e outra no dia 10, das 15 às 17 horas. As visitas realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa oferecem ao cidadão a oportunidade de conhecer as instalações especialmente projetadas para ser Arquivo, o rico e variado acervo do Arquivo do Estado, assim como os serviço e atividades realizados pelos diferentes setores da instituição como forma de promover o conhecimento e valorização do APESP pela população.

Ainda no dia 8, das 15 às 17 horas, acontece a live #ArquivoNossoDeCadaDia 2021: Tudo isso é arquivo pessoal? Na qual os coordenadores da campanha realizada pelo Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa conversam com alguns autores dos depoimentos gravados para a campanha, realizada para sensibilizar a população sobre a importância de organizar e preservar seus acervos pessoais e familiares, com dicas de especialistas. Voltada para o público geral, será transmitida pelo Youtube do APESP.

No dia 9, das 14h30 às 16h30, acontece a live O Arquivo Público do Estado de São Paulo e os órgãos de controle externo: parcerias que deram certo. Na qual será feito um balanço crítico dos termos de cooperação técnica firmados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo com o Ministério Público Estadual e com o Tribunal de Contas do Estado, visando promover a implementação de políticas de gestão documental e acesso à informação no âmbito da Administração Estadual e das Administrações Municipais.

Na parte da tarde, das 15 às 17 horas, em parceria com o Arquivo Nacional, se realizará a live Os Arquivos Públicos e a governança de dados governamentais, para promover a reflexão sobre o papel dos Arquivos Públicos na governança dos dados produzidos e coletados por órgãos e entidades públicas no exercício de suas funções e atividades institucionais, bem como o seu alinhamento à política de gestão de documentos. Neide De Sordi, diretora-geral do Arquivo Nacional e Thiago Nicodemo, coordenador do APESP, abrirão o evento que será transmitido pelos canais do Youtube das duas instituições.

Encerrando a semana, no dia 11, das 10 às 12 horas acontece o evento 30 anos da Lei de Arquivos e políticas arquivísticas. Com a presença da professora Ana Maria Camargo, será apresentado um balanço sobre a importância da Lei nº 8.159/1991 na promoção de políticas públicas de arquivo e o relato das contribuições do APESP no processo de revisão da Lei, a partir das propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Arquivos, em 2011.

Das 16 às 18 horas será feito o lançamento da exposição virtual Saúde Pública em São Paulo: uma viagem pelo acervo do Arquivo Público do Estado. Ela valoriza documentos, instituições e fontes de pesquisa sobre as atividades do poder público na promoção da saúde dos paulistas desde o período colonial até a Nova República.

A programação completa dos eventos realizados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo na 5ª Semana Nacional de Arquivos, com todos os participantes, apoiadores e locais de transmissão podem ser acessados na página Eventos, no site:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 00h14 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 22°

14° Sensação
19 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.