Quinta, 17 de Junho de 2021 00:06
(19) 98191-2534
Cidades Manobra?

Jogo sujo contra trabalhadores e licitação do transporte público? (Coluna do Raoni)

MP foi procurado para se manifestar sobre o conflito

29/04/2021 16h51 Atualizada há 2 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Raoni Zambi
Trabalhadores na paralisação nesta quinta-feira (29) (Crédito: Zatum Imagem)
Trabalhadores na paralisação nesta quinta-feira (29) (Crédito: Zatum Imagem)

Manobra

Tenho acompanhado com atenção e cautela a paralisação dos motoristas e cobradores da Viação Terra, em Paulínia. Também tenho apurado e refletido sobre a história. Sem dúvida nenhuma as reivindicações são justas. No entanto, parece que uma tentativa de golpe, ou uma manobra muito suja, está se desenhando no ar. 

Licitação

O conflito começou porque a Prefeitura de Paulínia lançou um edital para a contratação de uma firma para fazer o transporte público do município. A Terra faz o serviço em caráter emergencial, desde janeiro de 2020. 

Quem ganha?

Com a paralisação, a atual empresa responsável pelo transporte público está ainda mais desmoralizada. E como não deverá ocorrer nenhum acordo, os trabalhadores, pelo que afirmam, não voltarão ao serviço. Com isso, abre-se o precedente para a administração fazer mais um contrato emergencial, e o caos continuar. 

Complicado

Como o contrato com a Terra termina no dia 1º de junho, se a Secretaria de Transportes não der prosseguimento no processo licitatório uma empresa pode entrar na jogada, gostar do negócio, judicializar o processo e ir ficando, como uma espécie de mandato tampão. 

MP 

O MP (Ministério Público), que exige o fim dos contratos emergenciais e requer que uma empresa seja contratada por meio de licitação, foi procurado por esta coluna para se manifestar sobre o assunto. 

Raposas

Basta analisar bem para enxergar que velhas raposas estão manobrando para se darem bem, sem respeitar as regras, e ainda prejudicando os trabalhadores e cidadãos que dependem do transporte público. Por isso, a Justiça precisa dar uma basta na tentativa de bandalheira. 

Licitação

O mais certo a ser feito no momento é que os envelopes, entregues na segunda-feira (26), sejam abertos e que a empresa com a melhor oferta vença a concorrência, e assuma com responsabilidade o serviço. Os usuários do transporte público estão sendo muito prejudicados com essa história de contratos emergenciais. A paralisação, que tem deixado, em média, 25 mil pessoas por dia a pé, é apenas um dos reflexos dessa situação. Atentos, acompanhemos o desenrolar dessa novela!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Poder Zatum
Sobre Poder Zatum
Espaço para comentários sobre cidades da Região Administrativa de Campinas. Raoni Zambi é jornalista formado pela Puc-Campinas, estudou comunicação política na USP (Universidade de São Paulo), fez um curso de Marketing Digital no Senac, trabalhou em jornais impressos diários, assessorias de imprensa, em campanhas eleitorais vitoriosas, coordena pesquisas eleitorais e foi assessor de políticos.
Campinas - SP
Atualizado às 23h51 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 23°

14° Sensação
19 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °