Corre nos bastidores uma conversa que o ex-prefeito de Paulínia Du Cazellato (PL) deverá ser candidato a deputado. Agora, segundo uma pessoa ouvida pela reportagem, falta decidir se ele disputará uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), ou no Congresso Nacional. Se eleito, Cazellato será o primeiro deputado da história de Paulínia.
Ainda segundo a pessoa consultada, lideranças do PL (Partido Liberal), do estado e de Brasília, fazem coro para que Du seja candidato em 2026. A avaliação política é que o ex-prefeito terá uma grande votação em Paulínia, e nas demais cidades da região.
Cazellato deixou o governo com 80% de aprovação popular, segundo pesquisas de opinião pública. Além disso, o ex-prefeito ficou conhecido por ser um hábil articulador. Quando governou a cidade, ele sempre teve ampla maioria na Câmara, e ainda trouxe para perto de si notórios opositores. Ele viabilizou a aproximação dos melhores quadros, ou lideranças, da oposição. O principal adversário praticamente disputou a eleição passada com uma equipe técnica que não seria capaz de lotar uma Kombi.
Além disso, Du teve muito sucesso ao conduzir a vitória do sucessor, Danilo Barros (PL), com expressivos 32 mil votos. Um recorde.
A administração Cazellato ainda foi considerada “efetiva” pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado). Segundo o IEG-M ( Índice de Efetividade da Gestão Municipal) de 2024, o ex-prefeito fez um governo satisfatório nas áreas da , gestão fiscal, educação, saúde, meio ambiente, proteção dos cidadãos (defesa civil) e tecnologia.
Durante o Natal, milhares de moradores da região vieram a Paulínia para prestigiar a decoração e as atrações, todas gratuitas. Assim, moradores da região já têm uma visão positiva do Cazellato. A cidade também é reconhecida pela segurança, saúde e por ter o “melhor asfalto” da região de Campinas. Se Cazellato tiver sucesso em levar tais informações ao eleitorado, as chances de sucesso na empreitada são significativas.
Mín. 20° Máx. 30°