Quinta, 17 de Junho de 2021 00:08
(19) 98191-2534
Cultura São Paulo

Guri Capital e Grande São Paulo abre inscrições para cursos modulares online de música

São dezessete opções de cursos gratuitos voltados tanto para aqueles que já têm algum conhecimento musical ou para quem quer aprender

25/04/2021 18h25
Por: Zatum Notícias Fonte: Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas até o dia 29 de abril para dezessete cursos modulares online.   

Os cursos, ministrados pelas professoras e professores do programa, foram organizados nas seguintes áreas:  Música para Educadores e Educadoras, Música e Tecnologia, Música Interativa e Música em 9 Passos.  

A área de Música para Educadores e Educadoras engloba cursos como A Voz Infantil e o(a) Educador(a) que Canta, Introdução à Flauta Doce para Educadores (as), Vivências Musicais para Educadores e O Violão no Ambiente de Ensino-Aprendizagem. Em Música e Tecnologia os interessados encontram cursos como Introdução à Editoração de Partituras e Conhecendo os Softwares para Produção Musical. Já Música Interativa abrange cursos voltados para crianças e adolescentes (de 10 a 18 anos) como O Violão Descomplicado e Criativo e O Piano: uma Visão Panorâmica do Universo das Teclas. E a área de Música em 9 Passos é destinada para pessoas a partir de 18 anos com cursos como Piano em Casa – Introdução ao Universo dos Teclados, A Teoria Musical em 9 Passos e Os Ritmos Brasileiros e a Percussão.  

Os cursos têm duração de nove aulas semanais e serão oferecidos via Plataforma Zoom As aulas terão início a partir da primeira semana de maio. Serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17h do dia 29 de abril pelo site: http://gurisantamarcelina.org.br/noticias/cursos-modulares-online/ 

Saiba mais emwww.gurisantamarcelina.org.br  

 

CURSOS MODULARES ONLINE | Guri Capital e Grande São Paulo 

Período de inscrição até 29 de abril às 17h  

Música para Educadores e Educadoras    

A Voz Infantil e o(a) Educador(a) que Canta 

Introdução à Flauta Doce para Educadores (as) 

O Violão no Ambiente de Ensino-Aprendizagem 

Práticas Musicais Criativas 

Os Ritmos Brasileiros e a Percussão 

Vivências Musicais para Educadores 

  

Música e Tecnologia 

Conhecendo os Softwares para Produção Musical 

Introdução à Regência 

Introdução à Editoração de Partituras 

  

Música Interativa (de 10 a 18 anos) 

O Piano Descomplicado e Criativo (de 10 a 14 anos) 

O Violão Descomplicado e Criativo (10 a 18 anos) 

Os Ritmos Brasileiros e a Percussão (10 a 18 anos) 

O Piano: Uma visão panorâmica do universo das teclas (15 a 18 anos) 

  

Música em 9 Passos (a partir de 18 anos) 

Piano em casa – introdução ao universo dos teclados 

O Violão em 9 Passos 

Os Ritmos Brasileiros e a Percussão  

A Teoria Musical em 9 Passos 

 

ONDE: Plataforma Zoom 

 

Guri Capital e Grande São Paulo 

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Santa Marcelina Cultura 

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 23h51 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 23°

14° Sensação
19 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °