Sábado, 08 de Maio de 2021 19:44
(19) 98191-2534
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto retira competência normativa do Conanda e o transforma em órgão consultivo

O órgão, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é composto por integrantes do governo e da sociedade civil

16/04/2021 21h25
Por: Zatum Notícias Fonte: Agência Câmara de Notícias
Para Chris Tonietto, atualmente há o risco de o interesse coletivo não prevalecer - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)
Para Chris Tonietto, atualmente há o risco de o interesse coletivo não prevalecer - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 168/21 afasta a competência normativa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e torna-o uma instância consultiva. Criado pela Lei 8.242/91, o Conanda é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com competência de elaborar as normas gerais da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e de fiscalizar as ações de execução da política. O órgão é composto por integrantes do governo e da sociedade civil.

Autora do projeto, a deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) afirma que, como “o órgão é composto por representantes de setores da sociedade interessados no andamento das políticas de direitos da criança e do adolescente, é latente a possibilidade de que interesses que ultrapassam a esfera coletiva e se estendem ao âmbito individual e privado possam ser exercidos sob os mais diversos tipos de aspirações”.

Pela proposta da deputada, o Conanda exercerá papel consultivo a respeito de normas gerais da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizando as ações de execução, sendo vedado ao órgão exercer, de qualquer forma, competência normativa.

Ela acredita que a medida possibilitará “um melhor alinhamento estratégico e político com o governo federal no que diz respeito à execução das políticas públicas referentes à criança e ao adolescente”.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 19h23 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 25°

19° Sensação
26 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens