
Em comemoração aos 245 anos, que Campinas completa no domingo (14), a Orquestra Sinfônica Municipal fará um concerto especial de aniversário com a participação do cantor e compositor Zeca Baleiro. A apresentação, gratuita, está marcada para 18h, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral. Os arranjos dos títulos escolhidos para o repertório foram elaborados especialmente para o concerto, que será regido pelo maestro Victor Hugo Toro.
A Secretaria de Cultura de Campinas acredita que o comparecimento deste ano supere o do ano passado, quando dez mil pessoas prestigiaram a apresentação. Embora não seja uma exigência, está sendo sugerido que o público leve um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado para o Banco de Alimentos de Campinas.
Entre outras, estarão no programa músicas conhecidas de Zeca Baleiro, como Telegrama, Lenha, Proibida pra Mim, Mamãe Oxum, Vapor Barato/Flor da Pele, Disritmia. “Será um encontro inesquecível”, acreditam os organizadores.
Zeca Baleiro
O maranhense Zeca Baleiro começou a carreira participando de festivais e compondo música para teatro infantil nos anos 80. Com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, o cantor e compositor foi recebido com entusiasmo pelo público e imprensa quando lançou seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997, mesmo ano em ficou conhecido com a música “Flor da Pele” . A partir daí, sua carreira deslanchou.
Ao longo destes mais de vinte anos, o artista lançou onze discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais, entre os quais se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio; Café no Bule, CD em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos; e Zoró Zureta, projeto para crianças que inclui os CDs Zoró [bichos equisitos] Vol.1 e Zureta Vol.2 e ainda um aplicativo e o DVD de animações A Viagem da Família Zoró. Também comandou o programa de tv Baile do Baleiro, que estreou em 2016 no Canal Brasil.
Mín. 15° Máx. 27°