Sábado, 06 de Março de 2021 06:02
(19) 98191-2534
Geral Economia

O desafio para Campinas fazer valer a vocação de pólo tecnológico

A IMA busca posicionar-se como indutora do desenvolvimento

02/02/2021 10h14 Atualizada há 1 mês
Por: Da Redação Fonte: Da Redação
Foto aérea do Polis (divulgação)
Foto aérea do Polis (divulgação)

O desafio para Campinas é implementar o Parque Tecnológico de Campinas. Quem está com essa missão é presidente da IMA (Informática dos Municípios Associados), Eduardo Coelho.

Campinas conta com cinco parques tecnológicos, no entanto, o novo Parque Tecnológico de Campinas é o de maior envergadura, instalado na Rodovia D. Pedro, na área conhecida como Ciatec 1.

Este movimento é um desafio para a IMA. Por enquanto existe a área, com 300 mil metros quadrados. Mas para que seja efetivado o parque é necessário definir as regras de funcionamento, a política de acolhimento de startups.

O espírito de um parque está condicionado à inovação, com incubadoras de empresas, startups, laboratórios universitários, centro de convenções, dentre outros equipamentos.

Os parque de Campinas são: Polos 1 e 2 da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), o Parque Científico da Universidde Estadual de Campinas, o Pólis (instalado dentro do CPqD), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTITec) e o TechnoPark.

Apesar de toda essa infra estrutura e vocação, Campinas ocupa a 12ª posição no ranking que avaliam as cidades brasileiras, atrás de São Paulo, seguido por Florianópolis, Osasco, Vitória, Brasília, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Jundiai, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. 

A pergunta é: quais são os motivos de Campinas perder o protagonismo, considerando os recursos e vocações?

A política de inovação do Governo Federal que está sendo desenhada à mais de 10 anos, percebe-se um nítido descolamento das empresas das universidades. 

O ambiente de negócios é mais ágil. As universidades não conseguem entregar resultados. Para resolver este distanciamento, os parques tecnológicos devem incentivar o empreendedorismo e ligar o desenvolvimento à população, por intermédio da educação.

Essa ponte não é perceptível. Existem dois mundos, duas realidades muito distantes. Falência do sistema educacional e ausência de conexão entre inovação e bem estar social.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 05h53 - Fonte: Climatempo
20°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 26°

20° Sensação
15 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.