WhatsApp

Envie fotos e vídeos pelo WhatsApp: 19 98727-4956

anuncie aqui
Walter
reder
Hortolândia

Começa na terça vacinação contra sarampo em adultos entre 18 e 29 anos

Pessoas com essa faixa de idade devem procurar unidades de saúde

18/11/2019 08h59
Por: Zatum Notícias
Fonte: Da Redação
Público alvo da pesquisa é de 38.923 pessoas (Crédito: divulgação)
Público alvo da pesquisa é de 38.923 pessoas (Crédito: divulgação)

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, válida para jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, começa, em Hortolândia, na terça-feira (19). Pessoas que estão na faixa etária desta etapa da campanha devem ir à unidade de saúde mais próxima de casa para que os profissionais da sala de vacina avaliem a necessidade da dose de reforço. De acordo com a Secretaria de Saúde, adultos precisam ter, pelo menos, duas doses da vacina contra Sarampo. No entanto, a situação de cada pessoa será avaliada, a fim de que todos fiquem protegidos. O Dia D de mobilização desta nova etapa será em 30 de novembro, um sábado, data em que algumas unidades de saúde estarão abertas. Na cidade, o público alvo desta etapa da campanha é estimado em 38.923 pessoas.

Em outubro, a prefeitura realizou a primeira etapa da Campanha, com a vacinação de 686 crianças com idade entre seis meses até quatro anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Durante a campanha, 3.165 carteirinhas de vacinação foram avaliadas nas salas de vacina, sendo que as doses aplicadas representam 21,7% do público que compareceu às unidades de saúde. Conforme a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal atual para as crianças é de 90%, sendo que a maioria desse público foi vacinado em bloqueios e campanhas anteriores.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Desde agosto, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade. A prefeitura também realiza ação de bloqueio após a notificação de suspeitas, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente. Neste ano, Hortolândia registra 11 casos positivos da doença.

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas