Cidades EFICIENTES
PM  reanima homem após três paradas cardíacas em Itapira
Ação rápida da equipe policial e calma de adolescente de 13 anos foram fundamentais para salvar a vida de paciente oncológico
16/05/2026 19h21
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
Militares salvaram a vida do paciente, em Itapira (Crédito: divulgação)

Uma ação rápida da PM (Polícia Militar) salvou a vida de um homem de 57 anos na tarde deste sábado (16), em Itapira. A vítima, que é paciente oncológico, sofreu três paradas cardiorrespiratórias consecutivas e foi reanimada pelos policiais e por socorristas até dar entrada no PSM (Pronto-Socorro Municipal), onde permanece internada.

O atendimento teve início após um chamado de emergência feito pelo filho da vítima, um adolescente de 13 anos. Ao notar que o pai havia desmaiado, perdido a consciência e apresentado uma respiração muito lenta, o jovem acionou a polícia. De acordo com a corporação, a maturidade e a precisão do adolescente ao passar os dados do ocorrido e a localização exata foram fundamentais para agilizar o início do socorro.

Quando a equipe da PM chegou à residência, constatou que o homem estava sem movimentos, sem pulso e sem respiração efetiva. De imediato, os policiais iniciaram o protocolo de SBV (Suporte Básico de Vida), realizando a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) por meio de compressões torácicas.

A equipe obteve sucesso na primeira reversão, restabelecendo os sinais vitais do paciente. No entanto, minutos depois, o homem sofreu uma nova parada cardíaca. Os policiais realizaram os procedimentos de reanimação mais uma vez, conseguindo estabilizar a vítima até a chegada do suporte médico.

Com a chegada da UR (Unidade de Resgate) do CB (Corpo de Bombeiros), o paciente foi transferido para os cuidados da equipe especializada. Durante o atendimento da ocorrência, os policiais localizaram outro filho da vítima, que ficou responsável pela guarda e pelo acompanhamento do adolescente de 13 anos.

Durante o deslocamento para o PSM (Pronto Socorro Municipal), o homem sofreu uma terceira parada cardiorrespiratória. Os socorristas mantiveram os procedimentos de reanimação por todo o trajeto, garantindo que o paciente desse entrada na unidade de saúde com vida, onde segue sob cuidados médicos.