Será inaugurada neste sábado (9), às 15h, a Casa das Juventudes, moradia de aluguel social localizada na Rua Falcão Filho, 30, Centro de Campinas.
O novo espaço, intitulado Casa-Caju, é a segunda unidade entregue pelo Fundo Haja, entidade sem fins lucrativos que desde 2021 atua pelo direito à moradia por meio da aquisição e recuperação de imóveis históricos desocupados no Centro de Campinas.
A programação do evento de sábado inclui show com músicos do Instituto Anelo, visita guiada pelo imóvel, exposição de fotos e vídeos sobre o antes e depois da obra e o corte simbólico da faixa inaugural.
Entre os convidados estão autoridades e lideranças comunitárias locais, apoiadores e voluntários do projeto.
Moradia e capacitação
O novo espaço de 105 metros quadrados é dividido em três unidades habitacionais e irá abrigar seis jovens com idade a partir de 18 anos, recém-saídos de lares institucionais como o Instituto Padre Haroldo, Aldeias Infantis e Guardinha.
“Mais do que um teto, a Casa Caju representa acolhimento e a chance de reconstruir caminhos com dignidade”, afirma Helena Whyte, integrante da entidade.
Além do aluguel social — subsidiado por dois anos pela Fundação FEAC —, o projeto oferece aos moradores acompanhamento de apoio na inserção no mercado de trabalho, incentivo aos estudos e capacitação profissional.
O Fundo Haja
Criado em Campinas, o Fundo Haja é administrado por um grupo de 12 profissionais de áreas diversas como Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia entre outros. A primeira moradia social da entidade foi entregue em 2024. A Vila Sal, também na região central, abriga atualmente quatro mães solo e oito crianças, com idades entre 2 e 13 anos.
Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais da entidade: https://www.fundohaja.org e @fundohaja.
Serviço
Evento: Inauguração da Casa Caju – Casa das Juventudes
Data: Sábado, 9 de maio
Horário: A partir das 15h
Local: Rua Falcão Filho, 30, Centro de Campinas
Entrada: Gratuita