Quarta, 16 de Junho de 2021 22:50
(19) 98191-2534
Cidades Crime

Traficante internacional é preso pela Polícia Federal em Mogi Mirim

Morador de Mogi enviava cocaína para outras partes do mundo

10/06/2021 11h54 Atualizada há 6 dias
Por: Zatum Notícias Fonte: Diógenes Campos/Raoni Zambi
Drogas apreendidas pela Polícia Federal (Crédito: divulgação)
Drogas apreendidas pela Polícia Federal (Crédito: divulgação)

Um morador de Mogi Mirim, de 31 anos de idade, foi preso na manhã desta quinta-feira (10), pela PF (Polícia Federal), por estar envolvido em um esquema bilionário de tráfico de drogas. Os agentes foram até a casa do investigado, no bairro Chácara dos Ypes. A ordem de prisão foi da Justiça Federal em Campinas. 

O morador de Mogi foi preso na operação “Shipping Box”, que mobilizou cerca de 250 policiais. No total, foram cumpridos 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades nos estados de Santa Catarina (Joinville, Itapoá, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapema, Canelinhas e Criciúma), Paraná (Paranaguá), Rio Grande do Sul (Rio Grande), São Paulo (Mogi Mirim) e Rio de Janeiro (Cabo Frio).  

O objetivo da ação foi desmantelar uma grande organização criminosa instalada no sul do país voltada à prática do crime de tráfico internacional de drogas, notadamente por meio da remessa de grandes cargas de cocaína a partir de diversos portos do Brasil.  De acordo com a PF, o morador de Mogi fazia parte do bando.

Durante as investigações, foram apreendidas aproximadamente 6 toneladas de cocaína e presas 8 pessoas em flagrante delito.  

O morador de Mogi Mirim foi levado para a Delegacia da instituição em Campinas. 

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/06) e formação de organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/13), cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão.

Esquema Criminoso

Para embarcar as drogas a organização criminosa se valia de vários expedientes, como a cooptação de funcionários dos portos para facilitar a entrada do entorpecente, a criação de compartimentos falsos em caminhões para transporte de traficantes e cargas de drogas para dentro do ambiente portuário e até a criação de empresas de logística de carregamento e transporte de contêineres para atrair a exportação de cargas ilícitas que ensejassem a oportunidade de enxerto e embarque de cocaína. 

Parte das cargas de cocaína que vinham da Bolívia eram inseridas em contêineres a bordo de navios para a Europa, outra parte era pulverizada para abastecer organizações criminosas dedicadas ao tráfico para consumo interno.    

Dando cumprimento à diretriz da PF no sentido da desarticulação patrimonial do crime organizado, foram sequestrados 68 veículos, 23 imóveis e 2 embarcações, bem como sendo realizado o bloqueio de 30 contas bancárias de vários investigados. 

A PF detectou, em meio ao tráfico, indicativos de um esquema de lavagem de dinheiro por alguns dos investigados através da constituição de empresas fictícias e aquisição de ativos como ouro e até mesmo de criptomoedas. 

A operação recebeu o nome “Shipping Box” numa alusão, em inglês, ao método de atuação da organização criminosa, que usava o sistema de despacho marítimo de drogas escondidas em contêineres. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Diogenes Acontece em Mogi
Sobre Diogenes Acontece em Mogi
Diógenes Campos tem 33 anos de idade, trabalha como Agente do Sistema Prisional e é Jornalista, com o MTB-90427/SP. Atualmente cursa Licenciatura em História pela Unicensumar. É um dos fundadores do maior GRUPO de facebook de Mogi Mirim, o ACONTECE EM MOGI. Como membro de uma das forças de Segurança Pública, sempre tentou levar, por meio de matérias, a rotina da polícia. Ele também atua como comentarista político da cidade.
Campinas - SP
Atualizado às 22h33 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 23°

15° Sensação
20 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens