Cidades POLÍCIA ZATUM
Agressor é preso por tentar matar companheira cadeirante e inventar queda em Sumaré
Suspeito alegou acidente doméstico, mas gravidade das lesões e laudo médico levaram DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) a pedir prisão preventiva por tentativa de feminicídio
28/04/2026 20h27
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
Caso foi registrado na DDM de Sumaré (Crédito: divulgação)

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta terça-feira (28), um homem identificado como João Rodrigues de Souza, suspeito de tentar assassinar a companheira, que é cadeirante, no município de Sumaré. O crime, tratado como tentativa de feminicídio, mobilizou a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) após a vítima dar entrada em estado gravíssimo na unidade de saúde local.

O caso foi descoberto quando funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko acionaram as autoridades. A mulher apresentava um quadro crítico, com sangramento nos pulmões e diversas lesões espalhadas pelo rosto, pescoço, pernas e costas. Devido à gravidade dos ferimentos, ela estava inconsciente e precisou ser entubada imediatamente, correndo risco de morte ou de sofrer sequelas neurológicas permanentes.

Versões contraditórias

Ao ser questionado, o agressor apresentou versões que foram prontamente refutadas pela equipe médica. Inicialmente, ele afirmou que a companheira havia caído no banheiro e batido o rosto em um móvel. Diante da incompatibilidade dos ferimentos com uma queda, ele chegou a culpar os socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelas lesões.

Durante o registro da ocorrência, o suspeito admitiu ter ingerido bebidas alcoólicas. A investigação também revelou um possível componente de exploração financeira: o homem confessou que vivia com o dinheiro da vítima, incluindo auxílios governamentais. Com ele, os policiais apreenderam a quantia de R$ 563 em espécie.

Com base nos laudos que apontam a violência brutal e a impossibilidade de defesa da vítima, a delegada responsável solicitou a conversão da detenção em prisão preventiva. João Rodrigues de Souza foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré e permanece à disposição da Justiça. O estado de saúde da vítima segue sendo monitorado pela equipe médica da unidade.