Cidades INVESTIGAÇÃO
Operação da DIG fecha depósito irregular de óleo automotivo e prende dono
A ação, que culminava uma investigação de vários meses, resultou na apreensão de 2.240 litros do produto, armazenados de forma precária
21/01/2026 05h27 Atualizada há 6 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Redação
Operação foi realizada pela Polícia Civil (Crédito: Divulgação)

Uma operação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) desmantelou, nesta tarde, um depósito ilegal de óleo lubrificante automotivo no bairro Recanto Fortuna, em Campinas. A ação, que culminava uma investigação de vários meses, resultou na apreensão de 2.240 litros do produto, armazenados de forma precária, e na prisão em flagrante do responsável.

A prática, conhecida no meio como baldinho, consiste na retirada de sobras de óleo ou combustível de caminhões-tanque para revenda irregular. No local, os policiais encontraram galões e tanques cheios do material, além de 19 recipientes vazios prontos para uso e um compressor usado para sugar o óleo dos veículos.

Risco Ambiental e Condições Precárias

A situação chamou a atenção pelo alto risco ambiental e de segurança. Todo o material estava exposto ao tempo, sem qualquer sistema de contenção para vazamentos. Como se trata de produto inflamável, havia risco iminente de acidentes.

Além disso, os agentes identificaram uma caixa de inspeção de um lavador de caminhões, aparentemente desativado, totalmente cheia de óleo e resíduos. O equipamento também estava a céu aberto, em solo desprotegido. Com as chuvas, o líquido contaminado pode transbordar e infiltrar no solo, causando danos ao meio ambiente.

O homem responsável pelo local, que também é motorista de caminhão-tanque, foi preso em flagrante pelos crimes contra a Economia Popular e contra o Meio Ambiente. A legislação prevê pena que pode chegar a 10 anos de prisão para esses casos. Ele foi autuado sem direito a fiança.