Cidades POLÍTICA
Alex Tailândia apresenta requerimento para Câmara ouvir Secretário de Bem-Estar Animal de Mogi Guaçu
Oito gatos morreram após serem castrados em mutirão do governo de Rodrigo Falsetti
24/09/2025 16h06
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
O vereador Alex Tailândia quer explicações sobre as mortes dos gatos (Crédito: divulgação)

O vereador Alex Tailândia (PL) apresentou requerimento para a Câmara convocar o secretário de Bem-Estar Animal de Mogi Guaçu, Claudinei da Silveira Rodrigues.

Oito gatos morreram após serem castrados em um mutirão realizado pela prefeitura, na terça-feira (16) da semana passada. Agora, o requerimento será apresentado na sessão da próxima segunda-feira (29). 

Alex Tailândia relatou que a administração de Rodrigo Falsetti (PSD) precisa explicar, oficialmente, para a Casa de Leis, as tutoras dos animais e para a comunidade o que ocorreu nos procedimentos cirúrgicos.

Além disso, o MP (Ministério Público) apura a ocorrência de maus tratos contra animais e supostas irregularidades no serviço público. A Polícia Civil também instaurou inquérito para apurar os óbitos. 

Claudinei, de acordo com as tutoras dos animais, mentiu e entregou os animais mortos. Na ocasião, ele teria dito que os bichanos estavam dormindo em razão das anestesias. Primeiro, foram entregues sete bichos mortos. Depois, uma gata faleceu na madrugada de domingo (21). 

Política 

Nos bastidores, Alex Tailândia tem sido boicotado e excluído das reuniões entre os 12 parlamentares que fazem parte da base do prefeito.  Ele foi vereador que votou contra o aumento de quatro impostos, que serão cobrados a partir de 2026. O projeto para aumentar 

 ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano),  ISS (Imposto sobre Serviços) e  Taxa do Lixo em Condomínios é do prefeito. 

O vereador tem cobrado uma administração responsável, já que o Chefe do Executivo é acusado de causar um colapso financeiro em Mogi Guaçu, gastando mais do que a cidade arrecada. O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo chegou a cobrar um  contingenciamento de gastos por parte da atual gestão. 

Tailândia também têm apontado problemas graves de Mogi Guaçu, como falta de medicamentos, e atrasos em exames e cirurgias desde 2022.  Também nos bastidores, observadores da política local apontam que a Câmara está "rendida" e "omissa" diante dos desmandos Falsetti.