Cidades RESCALDO
Chuva traz alagamentos e problemas no Hospital Mário Gattinho e Mercadão
A Defesa Civil registrou 20 mm de chuva em duas horas na região central
22/09/2025 10h23 Atualizada há 10 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Redação
Defesa Civil emitiu alerta sobre chuvas (Crédito: Divulgação/PMC)

A chuva que atingiu com mais intensidade os bairros da região central de Campinas na manhã desta segunda-feira (22), provocou quatro pontos de alagamento e a queda de parte de uma árvore. A Defesa Civil registrou 20 mm de chuva em duas horas na região central. 

Os pontos de alagamento foram nas avenidas Orosimbo Maia, aproximação com a Rafael Sampaio; Heitor Penteado, altura do kartódromo; Dr. Carlos de Campos, na altura do curtume, entre a Vila Industrial e o Parque Industrial, e Barão de Atibaia, no Centro. A queda de galhos foi na av. Padre Almeida Garret, Parque Taquaral.

Agentes da Emdec orientam o trânsito e alertas de pontos de alagamento em painéis eletrônicos foram acionados em locais estratégicos.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos iniciaram a remoção de árvores e galhos. Doze equipes estão em alerta para atender qualquer outra eventual ocorrência. Um grupo de 25 pessoas está mobilizado e realiza limpeza e desobstrução de bocas de lobo, principalmente nas avenidas Princesa D'Oeste, Norte-Sul e Orosimbo Maia.

No Mercado Municipal, a água da chuva entrou pelo lanternim e por outros pontos da cobertura. As calhas de proteção do lanternim chegaram neste final de semana e serão instaladas nos próximos dias. O telhado do Mercadão está em revisão total para evitar qualquer outro ponto de infiltração de águas das chuvas. O atendimento no Mercadão está normal. O Laternim é um sistema de iluminação e ventilação natural.

No Mário Gattinho, dois consultórios do pronto-socorro e um leito de enfermaria foram afetados pela chuva. Os locais foram interditados. Não há prejuízo no atendimento. Equipes foram acionadas e já realizam o reparo na calha da unidade hospitalar.

Os centros de saúde (CSs) Capivari, Guanabara, 31 de Março, Paranapanema, São Vicente e San Diego foram atingidos pela água, mas não houve restrição nos atendimentos.