Quarta, 16 de Junho de 2021 23:37
(19) 98191-2534
Cidades Paulínia

Gaeco faz buscas na casa do vereador João Mota para colher provas de rachadinha

Parlamentar foi denunciado por ex-secretária

07/05/2021 21h52 Atualizada há 1 mês
Por: Zatum Notícias Fonte: Raoni Zambi
João Mota recebeu visita indesejada do Gaeco em sua residência (Crédito: divulgação)
João Mota recebeu visita indesejada do Gaeco em sua residência (Crédito: divulgação)

O Gaeco (O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) fez uma ação de busca e apreensão na residência do vereador de Paulínia João Mota (PSDC), na quinta-feira (06), em busca de provas da rachadinha, nome popular para a prática ilegal dos parlamentares que ficam com parte dos salários de seus assessores. As buscas foram autorizadas pela Justiça.

Na visita indejesada, aparelhos celulares foram apreendidos. O material será analisado, inclusive, para encontrar possíveis outros crimes. Mota integra a base do prefeito Du Cazellato (PL).

A suspeita é de que parte dos salários de uma ex-secretária eram repassados para a esposa de Mota, que também é investigada pelo Gaeco. 

Segundo o MP (Ministério Público), ao menos 78 vezes ocorreu a prática da rachadinha no gabinete de João Mota. 

“O MP de Paulínia, com apoio do Gaeco, cumpriu mandado de busca e apreensão deferido pelo Justiça, numa ação criminal que apurou rachadinhas no gabinete do vereador, por 78 vezes. O vereador João Mota e a esposa Maria Helena foram denunciados pelo MPSP à Justiça e estão com prazo para se manifestarem. Após isso, o juiz analisará o pedido feito pelo MP de afastamento do vereador do cargo”, diz a nota do MP enviada para a reportagem do Zatum. 

Para o MP, João Mota deve perder o cargo. Ele está no segundo mandato como vereador em Paulínia.

Bastidores

Nos bastidores, os suplentes de Mota já estão se articulando para ver quem assumirá o cargo, já que o afastamento é dado como certo. O vereador Loira (PSDC) é o primeiro suplente. 

Outro lado

João Mota foi procurado para se manifestar sobre o assunto por meio da Assessoria de Imprensa da Câmara. No entanto, nenhum retorno foi enviado. O espaço está aberto para manifestações. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 23h31 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 23°

14° Sensação
19 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens