Um novo balanço do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde mostrou que o número de mortes investigadas por suspeita de dengue voltou a crescer em Mogi Guaçu. Os dados foram divulgados no final da tarde de quinta-feira (6).
Segundo o órgão, a cidade agora tem 10 mortes consideradas suspeitas - anteriormente eram oito óbitos. Não há uma previsão de quando estes casos serão confirmados ou descartados.
Já em relação aos casos, Mogi Guaçu já tem 8.489 ocorrências de dengue confirmadas em 2025. Já em todo 2024, segundo o Ministério da Saúde, Mogi Guaçu teve 6.767 ocorrências confirmadas por dengue.
Neste ano, o prefeito Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti (PSD), decretou estado de emergência em razão da explosão de casos de dengue. Com o decreto, Rodrigo pode fazer compras de insumos para combater a doença ou contratar pessoal, sem licitação. A administração também fica autorizada a fazer remanejamentos de servidores públicos.
Além disso, foi instituido o Comitê Municipal de Investigação de Óbitos por Arboviroses (Dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus) por meio da Portaria nº 043 de 2025. Arboviroses são doenças virais transmitidas por insetos e aracnídeos, como mosquitos e carrapatos.
A criação do Comitê Municipal tem como objetivo a investigação de todos os casos de óbitos ocorridos no município, suspeitos de arboviroses notificados pela Vigilância Epidemiológica (VE). A atuação do Comitê tem caráter educativo e não deve caracterizar-se como normativo ou punitivo.
Mín. 20° Máx. 30°