O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) denunciou à Justiça o coronel do Exército Virgílio Parra Dias, proprietário de um apartamento no condomínio Fênix, na Rua Hércules Florence, em Campinas, onde um arsenal de armas e munições causou uma explosão. O incidente colocou em risco a segurança dos moradores e causou danos ao patrimônio do condomínio.
De acordo com a denúncia, no local foram encontradas 145 armas, incluindo modelos de uso permitido sem a devida regulamentação e de uso restrito. Além disso, o coronel mantinha no apartamento grande quantidade de pólvora, artefatos explosivos, cartuchos, máquinas para fabricação de munições, prensas e ferramentas para recarregar munições, tudo sem autorização.
O Ministério Público argumenta que a presença desses materiais no apartamento foi a causa direta do incêndio, colocando em risco a vida dos moradores e causando danos ao condomínio.
Por isso, Parra Dias foi denunciado por posse irregular de arma e munição de uso permitido, porte ilegal de arma e munição de uso restrito, e por causar o incêndio. O MP também pede que, em caso de condenação, as penas sejam cumulativas.
A defesa do coronel contesta as acusações, alegando que não há provas que liguem a conduta de Parra Dias ao incêndio. Além disso, argumenta que a questão do porte das armas seria apenas umainfração administrativa e não um crime. A defesa reforça que o coronel não cometeu os crimes descritos na denúncia.
Mín. 20° Máx. 30°