O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), assinou termo, na tarde desta segunda-feira (27), que recoloca Sumaré como um dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal PCJ, das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Na próxima reunião do órgão, no dia 14 de fevereiro, o retorno será referendado pelos demais municípios que integram a entidade.
O presidente do Consórcio PCJ, Fernando Mangabeira, e o secretário Executivo, Francisco Lahóz, vieram até o gabinete do prefeito para oficializar o retorno de Sumaré. Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Governo, André da Farmácia (MDB) , o secretário de Comunicação João Cleto, e o ex-prefeito de Nova Odessa, ex-presidente do Consórcio PCJ e atualmente assessor do prefeito Bill de Souza.
Com a medida, o município retoma ações relacionadas ao tratamento de esgoto, recuperação do Ribeirão Quilombo, recuperação de matas ciliares, planejamento para que a população tenha água potável pelos próximos 20 anos e a construção de cinco reservatórios, que vão evitar enchentes.
Uma das prioridades é a macrodrenagem do Ribeirão Quilombo. Atualmente, a cidade trata 28% do esgoto coletado. Paraíso afirmou que irá trabalhar para que o índice chegue em 100%.
“Hoje é um dia histórico para Sumaré. Queremos que o nosso Ribeirão Quilombo seja limpo e tratado, como sempre deveria ser. Teremos uma gestão sólida em questões referentes à sustentabilidade e saneamento básico”, afirmou Henrique do Paraíso.
Sumaré deixou de participar do consórcio em 2019, por não enviar representantes para as reuniões, e por falta de pagamentos. “É uma honra estar com o prefeito Henrique do Paraíso, para que Sumaré retorne para onde nunca deveria ter saído”, disse Fernando Mangabeira.
Sobre o PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo a conscientização da população sobre questões relativas aos recursos hídricos. Fundado em 1989, com a participação de 11 cidades, incluindo Sumaré, o consórcio conta com a integração de cidades de São Paulo, Minas Gerais e empresas públicas e privadas.
A entidade desenvolve programas de preservação e proteção dos rios das bacias PCJ. Possui ações em gestão de recursos hídricos, educação ambiental, reflorestamento ciliar, gestão de resíduos e saneamento básico.
Mín. 19° Máx. 28°