19°C 28°C
Campinas, SP
Publicidade

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

Objetivo é tornar informação acessível para usuários

06/01/2025 às 23h10 Atualizada em 06/01/2025 às 23h52
Por: Zatum Notícias Fonte: Agência Brasil/Da Redação
Compartilhe:
Passageiros são os responsáveis pela avaliação (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Passageiros são os responsáveis pela avaliação (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou painel com indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de 29 aeroportos brasileiros. Trata-se do Painel Indicadores de Qualidade de Serviço em Aeroportos Concedidos , que apresenta informações específicas por aeroporto, mês a mês, levando em conta todos os aspectos medidos pela agência no acompanhamento dos contratos de concessão. O objetivo é tornar a informação acessível e intuitiva para os usuários.

Continua após a publicidade

O acompanhamento dos indicadores por parte da Anac permite verificar se os aeroportos concedidos à iniciativa privada estão oferecendo serviços apropriados aos usuários do transporte aéreo e aos operadores de aeronaves. O aeroporto que tiver desempenho abaixo do estabelecido no contrato pode ser penalizado no reajuste de tarifas e multado, de acordo com as regras da concessão..

Continua após a publicidade

Indicadores de Qualidade de Serviço

Os Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) fazem parte do sistema de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços listados nos contratos de concessão de aeroportos. São dados e informações para avaliar a qualidade de elementos essenciais do atendimento prestado aos usuários do transporte aéreo. Os IQS são agrupados de acordo com os seguintes aspectos: serviços diretos; disponibilidade de equipamentos; pesquisa de satisfação de passageiros.

O aspecto de serviços diretos contempla o tempo na fila de inspeção de segurança e de atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae). Quanto ao aspecto de disponibilidade de equipamentos, estão incluídos os indicadores que medem o percentual de tempo em que equipamentos essenciais ao funcionamento do aeroporto estão efetivamente em condições de operar.

Por fim, os indicadores da pesquisa de satisfação são aqueles apurados junto aos passageiros a partir da aplicação de entrevistas ou questionários, realizados por empresa especializada. O resultado de cada indicador é calculado pela média aritmética das notas dadas pelos passageiros, que variam em uma escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 muito bom.

Em caso de conflito, sugestões ou outras manifestações sobre os serviços prestados por um aeroporto, o usuário do transporte aéreo deve entrar em contato com a ouvidoria da concessionária ou ainda pelo Consumidor.gov.br. Além disso, os cidadãos também podem enviar à Anac suas manifestações ou reclamações sobre a qualidade do serviço prestado no transporte aéreo e pelas concessionárias pelo Fala.BR .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas, SP
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

31° Sensação
6.17km/h Vento
62% Umidade
100% (12.56mm) Chance de chuva
05h38 Nascer do sol
06h58 Pôr do sol
Dom 30° 20°
Seg 30° 20°
Ter 27° 20°
Qua 28° 20°
Qui 30° 20°
Atualizado às 13h02
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 6,06 -0,10%
Euro
R$ 6,22 -0,18%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 667,597,26 -1,08%
Ibovespa
122,350,38 pts 0.92%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade