O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve na manhã desta quarta-feira (27), em Mogi Guaçu, para entregar a Escola Estadual Geraldo Sorg, no distrito de Martinho Prado, e para participar da inauguração da nova planta da Cartertech, do grupo Randoncorp. A empresa fica no distrito industrial, às margens da Rodovia Governador Doutor Adhemar de Barros (SP-340).
A nova escola tem capacidade para atender 210 alunos por turno. No total, foram reformados 2.600 metros quadrados de área construída. O espaço estava abandonado, há pelo menos dez anos, e foi revitalizado, com investimento de R$ 7,7 milhões. Antes da reestruturação, alunos da escola dividiam espaço com estudantes de uma escola municipal.
A escola tem seis salas de aula, uma quadra coberta, uma sala de leitura, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física e matemática
Em discurso, o governador Tarcísio destacou que sua gestão tem investido na educação.
“Estamos pensando no futuro e porque de fato acreditamos que educação é um vetor de transformação. E um equipamento de qualidade faz a diferença. Esse distrito de gente trabalhadora vai ter a tranquilidade de ter uma escola para atender da melhor forma possível seus filhos e netos, para que eles possam ganhar as ferramentas que são necessárias. Nós vamos trabalhar muito para levar infraestrutura e melhorar ainda mais o currículo e levar incentivos corretos, para que a gente possa entregar o que há de melhor para esses jovens”, afirmou.
O prefeito em exercício, Major Marcos Tuckumantel (MDB), agradeceu a entrega da unidade escolar. “Nossos alunos vão aprender e crescer. O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD), que está em merecidas férias, se empenhou muito para que esse dia chegasse. O vereador Pezão (União Brasil) também trabalhou muito”, observou.
Tuckumantel ainda fez dois pedidos para Tarcísio: a revitalização da estrada do Caju, que vai até Leme, e da via que liga o distrito de Martinho Prado ao bairro Chácara da Alvorada.
Músico da fanfarra e aluno da 5ª série do Ensino Fundamental 2, o estudante Alysson Guilherme Barbosa, de 10 anos, relatou que a nova escola “é muito bonita e grande”. “É muito melhor, vou gostar de estudar aqui”, afirmou.
A cerimônia foi acompanhada ainda pelo secretário da Educação em exercício, Vinicius Neiva, pelo presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Fabricio Moura Moreira, e pela dirigente de ensino da região de Mogi Mirim, professora Regina Navas Santos de Araujo.
O antigo prédio da escola Professor Geraldo Sorg, dividido com a rede municipal, foi inaugurado em 1977. A unidade foi municipalizada em 2010, quando os alunos da rede estadual passaram a dividir o espaço com alunos da rede municipal.
Investimentos
Na cerimônia na empresa, Freitas elogiou a iniciativa. “Temos orgulho da Randoncorp, que está investindo em tecnologia e inovação”, afirmou. A unidade vai produzir peças de freios de caminhão, ônibus e tratores agrícolas. Daniel Randon, presidente do grupo, destacou que Mogi Guaçu é uma cidade acolhedora e rica. “Vamos gerar mais prosperidade”, disse.
Mín. 16° Máx. 27°