Populares espancaram um homem acusado de furtar o telefone celular de um idoso na região central de Mogi Mirim, na tarde desta terça-feira (29). Após supostamente pegar o aparelho, o acusado saiu correndo. Testemunhas viram a situação e perseguiram o suspeito, até detê-lo no Calçadão da rua XV de Novembro.
A surra só acabou com a chegada da PM (Polícia Militar). Na sequência, o homem foi levado para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Mogi Guaçu, e ficou preso. O homem chegou a ser surrado até com um capacete, conforme comentários de pessoas que registraram o ocorrido.
Praticar linchamentos, além de uma covardia, já que muitas pessoas, na maior parte dos casos, batem numa pessoa, é crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 345.
"Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência. Parágrafo único - Se não há emprego de violência, somente se procede mediante queixa", consta na lei sobre o assunto.
Se a pessoa que está sendo espancada morre, os responsáveis são responsabilizados por assassinato, um crime ainda mais grave.
Mín. 12° Máx. 24°