Eleito prefeito de Sumaré com 72.003 votos no segundo turno, realizado no domingo (27), Henrique do Paraíso (Republicanos) relatou que terá como prioridades melhorar a qualidade da saúde pública. O candidato Willian Souza (PT) recebeu 51.668 votos.
Outra prioridade será melhorar o transporte público. Após ser proclamado o novo Chefe do Executivo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Henrique concedeu uma coletiva de imprensa.
"Será um governo de todos, sem fazer distinção. Prioridade é sempre saúde. Vamos construir o hospital municipal. Vamos melhorar o transporte público. A população não pode ficar horas e horas para pegar um ônibus. Sumaré vai ser um potencial econômico", afirmou Henrique, ao lado do vice da chapa, André da Farmácia (MDB).
O eleito destacou também que não irá "perseguir" ninguém. Depois da confirmação do resultado, o candidato derrotado Willian Souza (PT) ligou para Paraíso e "desejou boa sorte". "Foi uma conversa rápida", contou o vencedor. No diálogo, o petista disse que fará uma “oposição coerente e inteligente”.
Apesar de ser de direita, o prefeito eleito garantiu que irá "sentar com qualquer um", sem se importar com a ideologia do interlocutor, para debater assuntos de interesse dos moradores da cidade.
Henrique ainda disse que o momento não é adequado para apontar possíveis integrantes do primeiro escalão, como secretários e secretárias. Primeiro, ele quer fazer a transição com o prefeito Luiz Dalben (Cidadania). Paraíso espera que o processo de transferência seja cordial e “técnico”.
Perfil
Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso, tem 39 anos, é casado e empresário. Ele foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, atualmente, está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré.
Na prefeitura, ocupou as secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Participação Cidadã.
Na eleição, ele teve apoio do Podemos, Solidariedade, MDB, PMB, AGIR e DC. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 176.596,44 em bens.
Primeiro Turno
No primeiro turno, Henrique ficou com 57.171 votos, o que representou 44,41%. Já Willian ficou 40.550 - 32,5%. A terceira colocação foi de Éder Dalden (Cidadania), com 21.819, o que representou 16,95%.
A quarta colocação foi de Toninho Mineiro (Mobiliza), com 5.960 - um percentual de 4,63%. Já Ana Cleia (Rede) teve 3.244 votos, que equivalem a 2,52%.
Mín. 12° Máx. 24°