O candidato a vereador Elizaman Lopes de Jesus (Progressistas), o Carioca, teria colaborado para Djair Reis, de 45 anos, o Djaca, viajar para o Rio de Janeiro, para evitar prejuízos políticos para sua campanha. Em razão do ataque, a vítima pode ter perdido a visão. No ano 2019, a mulher havia realizado uma cirurgia de córnea. Após levar o soco, foi detectado pelos médicos um corte na córnea.
Um áudio que circula pelo WhatsApp, recebido pela reportagem do Zatum, relata que Carioca e Djanir são amigos, desde quando moravam no Rio de Janeiro. Para evitar ser preso, ou alguma outra consequência jurídica por conta agressão, e não comprometer a campanha, Carioca teria dado dinheiro e organizado a viagem do averiguado para a capital fluminense.
A informação compartilhada, pelo áudio, é que amigos em comum de ambos, levaram Djanir para a Rodoviária de Campinas, para ele embarcar para o Rio de Janeiro. (Veja abaixo a transcrição, na íntegra, dos dois áudios).
Histórico
De acordo com informações contidas no BO (Boletim de Ocorrência), o casal namorava há nove meses. Quando eles estavam na casa do acusado, eles começaram discutir.
De acordo com a versão de Djanir que consta no BO, ele teria recebido dinheiro do candidato que trabalha e não repassou a parte da vítima. Por isso, teria começado a confusão. (Veja abaixo o histótico do BO).
O soco no olho aconteceu no meio da discussão entre o casal. A GCM (Guarda Civil Municipal) atendeu a ocorrência. Quando os agentes chegaram, V. estava com o rosto inchado, na região do olho esquerdo. Primeiro, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) levou a mulher para o HMP (Hospital Municipal de Paulínia).
Por conta da gravidade, a vítima foi levada para o hospital da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Este jornalista entrou em contato com o candidato que, sobre o assunto, manifestou: “Bom, peça as mesmas e mandem provar”. Após perguntar para a vítima, visivelmente abalada, ela pediu para que não envolvesse o candidato na questão. “Sou amiga dele e não quero confusão", afirmou.
Confira veja abaixo a transcrição dos áudios:
Voz de Mulher: “É isso mesmo, ele é sujo e é isso, a gente é vivida, a gente já passou dessa fase de “tá” com orgulho, de acabou isso aí, se ele acha que ele é esperto, que o mal do esperto é achar quer todo mundo é besta, vai levando na maciota, fingindo que você não sabe de nada, né? Porque eu não sei onde foi que ele achou na cabeça dele que ninguém ia falar nada pra ninguém, o próprio Djaca que falou, ligou para os caras lá no alojamento e falou para eles lá lá no Santa Terezinha, que estava indo embora que o “dentinho”(Carioca) estava ajudando ele, aí ele foi embora aí tipo não sei na cabeça do Carioca, onde ele achou que ninguém sabia disso, é mandou ainda ajudou os cara levar ele para pegar o “busão”, ir embora. Mas é isso, vai fazendo o joguinho dele vendo até onde que ele chega com isso e você vai fingir que não sabe de nada, e vai tirando proveito disso aí, e pronto entendeu agora a bola está com você”.
Voz de Homem: “Então V. é na verdade eu sabia que eles era cem por cento “amigo”, o Djaca veio para Paulínia através do Zé Luís e do Carioca, então é óbvio que o Carioca ia dar guarida para ele ir embora para não afetar diretamente na política dele. Essa questão que aconteceu com você, entendeu? Perfeito?”
Nota: O nome da vítima foi preservado para garantir sua privacidade e segurança. Além disso, os áudios mencionados não foram publicados, a fim de preservar a integridade dos envolvidos.
Mín. 17° Máx. 32°