A Justiça Eleitoral divulgou na quinta-feira (30) sentença que aplica uma multa de R$ 60.734 ao candidato à Prefeitura de Campinas, Rafa Zimbaldi (Cidadania), por não cumprir a determinação de retirar uma publicação mentirosa de suas redes sociais.
No dia 19 de agosto passado, Zimbaldi postou no Instagram a mensagem que destacava resultados de uma pesquisa veiculada pela CNN. O concorrente divulgou que ele e o candidato Dário Saadi (Republicanos) estavam com apenas 1% de diferença no percentual de intenções de votos.
A CNN posteriormente identificou um erro nos índices divulgados, corrigiu a informação, e notificou as campanhas de Dário Saadi e Rafa Zimbaldi por e-mail e telefone. Após a correção, o índice de Zimbaldi foi ajustado para 12% a menos do que o de Dário Saadi. A justiça considerou que a não remoção imediata do post poderia influenciar o eleitorado de forma indevida, resultando na aplicação da multa.
A decisão reforça a obrigação dos candidatos de assegurar a precisão das informações durante o período eleitoral e a importância de responder prontamente a notificações sobre erros, com a Meta, responsável pelo Facebook, já notificada para assegurar a remoção do conteúdo indevido.
Por meio de nota, Zimbaldi informou "que houve um erro técnico de um prestador de serviço da campanha, que gerencia a produção de conteúdo nas redes sociais". Além disso, ele comunicou que o "erro foi corrigido".
Mín. 13° Máx. 28°