O juiz eleitoral de Paulínia, Lucas Evangelinos, realizou na tarde desta quarta-feira (24) uma reunião com presidentes dos partidos políticos que participarão do processo eleitoral deste ano. A ação ocorreu na sala do Tribunal do Júri do Fórum de Paulínia, com aproximadamente 60 pessoas.
Segundo o magistrado, a finalidade principal do encontro foi apresentar normas e reforçar a obrigatoriedade de seguir a legislação eleitoral. “Queremos passar o norte do entendimento do tribunal sobre as resoluções”, explicou o juiz em entrevista para o Zatum.
No evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o uso de carros com som, propagandas que são permitidas e proibidas, realização de eventos políticos, sobre a proibição de fazer barulho perto de unidades de saúde com trios elétricos e afins. O juiz lembrou que, os membros de partidos que desrespeitarem a lei, serão punidos.
Outro tema de destaque foi sobre a obrigatoriedade de os partidos respeitarem 30% das vagas para candidatas mulheres. Por exemplo, numa chapa com 18 candidatos, seis vegas devem ser femininas. “Não pode ter candidatas ‘laranjas’. É necessário que exista a campanha”, explicou o juiz.
Lucas ainda ressaltou que é proibido espalhar notícias falsas, as chamadas “fakes news”, e o uso da “deep web ". Para fazer o uso de IA (Inteligência Artificial) em posts em redes sociais, é necessário informar o eleitorado sobre como o conteúdo foi produzido.
Os presentes ainda receberam um qr code, para encaminharem questionamentos e perguntas quando os representantes dos partidos tiverem dúvidas. Agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar) participaram da reunião.
Mín. 16° Máx. 24°