O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) vai se licenciar do mandato por 120 dias para se dedicar inteiramente à campanha de Guilherme Boulos (Psol), na capital paulista. Com isso, o médico e pré-candidato à Prefeitura de Campinas, Pedro Tourinho, assume o cargo.
A oficialização deve ocorrer ainda nesta semana e será por um período de 120 dias - o pedido teria partido do próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Tourinho vai poder continuar com a pré-campanha em Campinas sem precisar renunciar ao cargo.
"É muito importante que Campinas amplie a sua representação no Congresso. Que a gente passe a ter um mandado que traga investimentos e oportunidades à população de Campinas. Melhorias de políticas públicas, que é o que tenho feito ao longo de todos estes anos, mas que vou poder fazer melhor na Câmara Federal", afirmou Pedro Tourinho.
Pedro Tourinho é pré-candidato a prefeito de Campinas. Se formou médico sanitarista pela Universidade Federal de Minas Gerais, e especializou-se em saúde coletiva pela Unicamp.
Ele estava como presidente da Fundacentro, mas deixou o cargo por conta das eleições deste ano. Em 2012 foi eleito aos 30 anos para vereador em Campinas e em 2016 foi reeleito com mais de sete mil votos, sendo o terceiro mais votado.
Em 2020, como candidato a prefeito de Campinas, teve quase 100 mil votos.Já em 2022, como candidato a deputado federal, teve 74.729 votos. Um destaque desta eleição é que foi o candidato mais votado em Campinas, com 48.786 votos na metrópole. Rui Falcão ainda não se pronunciou oficialmente.
Mín. 19° Máx. 23°