Quinta, 23 de Setembro de 2021 03:47
(19) 98191-2534
Cidades Fique Esperto

Novo “golpe do cartão clonado” tem feito vítimas na região de Mogi

Alvo dos estelionatários são idosos e pessoas mais humildes

24/03/2021 20h12
Por: Zatum Notícias Fonte: Diógenes Campos
Fique atento para não cair na armadilha (Crédito: divulgação)
Fique atento para não cair na armadilha (Crédito: divulgação)

Estelionatários criaram um novo golpe para enganar especialmente pessoas mais simples e humildes. Uma amiga, moradora de Mogi Mirim, procurou-me no final de semana passado para contar como os vigaristas conseguem pegar os cartões de vítimas inocentes. Eles agem de tal forma para fazerem compras e transferências do dinheiro depositado na conta. Um parente dela caiu na armadilha, infelizmente. 

A maracutaia funciona assim: um golpista liga para uma pessoa e pergunta se o cartão dela foi clonado. Naturalmente, a vítima responde que não. Em seguida, o vigarista pede para o cidadão desligar o telefone e ligar no 0800 do banco. No entanto, a ligação não é desligada pelo estelionatário e a vítima sem perceber acaba conversando novamente com o criminoso, que pede os dados como senhas e letras de acesso. 

Para completar o golpe, o marginal avisa que passará na residência do enganado para recolher o cartão. Sem perceber que se trata de um crime, a vítima acaba entregando as senhas e o cartão para o estelionatário.

Depois, o bandido literalmente faz a festa. Compras de alto valor e transferências do dinheiro costumam ocorrer assim que o golpista assume o controle dos cartões. 

Atenção

Quando receber uma ligação de alguém perguntando se o seu cartão foi clonado desligue imediatamente o telefone e vá até a sua agência bancária. Nunca revele as suas senhas ou entregue o seu cartão para estranhos, especialmente se eles se dispuserem a ir até a porta de sua casa. 

Além disso, é preciso estar atento com os idosos, os alvos preferenciais de tais bandidos. Cuide-se e esteja atento com as pessoas mais vulneráveis de seu entorno. Dinheiro sempre é difícil ganhar, ainda mais em tempos de crise econômica, desemprego e pandemia. O “golpe do cartão clonado” pode causar danos enormes para a segurança financeira, alimentar e emocional de uma família.  Até a próxima!

Coluna do Diógenes

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Diogenes Acontece em Mogi
Sobre Diogenes Acontece em Mogi
Diógenes Campos tem 33 anos de idade, trabalha como Agente do Sistema Prisional e é Jornalista, com o MTB-90427/SP. Atualmente cursa Licenciatura em História pela Unicensumar. É um dos fundadores do maior GRUPO de facebook de Mogi Mirim, o ACONTECE EM MOGI. Como membro de uma das forças de Segurança Pública, sempre tentou levar, por meio de matérias, a rotina da polícia. Ele também atua como comentarista político da cidade.
Campinas - SP
Atualizado às 03h31 - Fonte: Climatempo
14°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 27°

14° Sensação
26 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.