Domingo, 18 de Abril de 2021 15:01
(19) 98191-2534
Cidades Lockdown?

Federação Médica Brasileira apoia as medidas do Plano São Paulo anunciadas pelo prefeito de Campinas

Dr. Casemiro Reis considera, inclusive, a possibilidade do lockdown

05/03/2021 13h06
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
O médico Casemiro Reis, presidente da FMB (Federação Médica Brasileira) (Crédito: divulgação)
O médico Casemiro Reis, presidente da FMB (Federação Médica Brasileira) (Crédito: divulgação)

A FMB (Federação Médica Brasileira) divulgou uma nota na qual afirma apoiar as medidas relacionadas ao Plano São Paulo anunciadas na segunda-feira (01)  pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). A cidade voltou à Fase Vermelha na quarta-feira (03). 

Segundo o governo, o objetivo é evitar mais casos de covid-19 e internações em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). 

O presidente da FMB, Dr. Casemiro Reis, classificou como acertadas as decisões de Saadi, de retornar à fase mais restritiva. Embora ele considere o posicionamento como “tardio”.

Reis considera, inclusive, que o lockdown deveria ser adotado no município. Campinas está com praticamente 100% dos leitos ocupados de UTI e chegou a 1.914 mortes causadas pelo coronavírus até a tarde de quinta-feira (04). 

Confira na íntegra a nota divulgada pela Federação Brasileira de Medicina. 

A Federação Médica Brasileira vem a público manifestar apoio à medida anunciada  pelo prefeito Dário Saadi, de Campinas, no que se refere ao regresso, até o dia 16 de março, à fase vermelha do Plano SP de Combate à Covid-19.   

Esta entidade, na pessoa de seu Presidente Dr. Casemiro Reis, classifica como acertada a decisão do prefeito pela volta à fase mais restritiva, ainda que considere tardia a medida. O Brasil enfrenta o pior momento da epidemia. 

Campinas está há pelo menos duas semanas com transmissão comunitária em graus elevados, e com a ocupação de leitos no limite da capacidade. Essa ação de controle, portanto, deveria ter sido anunciada antes.  

Como medida adicional de redução no número de casos e mortes por covid- 19, e de alívio à sobrecarga nos hospitais, a FMB  se posiciona como favorável à adoção de lockdown, providência que tem se mostrado eficaz onde foi adotada, como nos  países europeus, notadamente no Reino Unido. 

Imperativo esclarecer que, o uso do recurso extremo do protocolo de isolamento que impede a circulação de pessoas ou cargas, tem funcionado na medida em que as ações de controle sanitário são acompanhadas de suporte social e financeiro aos trabalhadores da CLT e também aos informais.  Afinal, as pessoas ficam em suas casas. 

E, para isso acontecer, é necessário que todos possam contar com os recursos necessários à sobrevivência, aos cuidados de higiene e à plena dignidade humana.

Campinas, 05 de março de 2021

Dr. Casemiro Reis -  Presidente da Federação Médica Brasileira. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 14h45 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 26°

29° Sensação
13 km/h Vento
55% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol e Chuva
Terça (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens