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Obras da nova ponte do rio Atibaia e complexo viário Norte-Sul começam até o fim do mês

Novo projeto, que vai interligar o Jardim dos Calegaris ao Bonfim, deve ser maior obra viária já realizada pela Prefeitura de Paulínia

19/06/2023 às 14h35
Por: Mauro Squariz Fonte: Da Redação
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Projeto faz parte do plano de mobilidade que vai desafogar e agilizar trânsito na Avenida dos Expedicionários e Avenida José Paulino, além de criar nova opção de acesso do Centro ao João Aranha (Arte: Divulgação)
Projeto faz parte do plano de mobilidade que vai desafogar e agilizar trânsito na Avenida dos Expedicionários e Avenida José Paulino, além de criar nova opção de acesso do Centro ao João Aranha (Arte: Divulgação)

O prefeito Du Cazellato anunciou, em recente entrevista exclusiva ao portal Zatum, que as obras da nova ponte sobre o rio Atibaia, que vai proporcionar a interligação das regiões Norte e Sul da cidade, devem ter início até o final do mês. Du adiantou que o consórcio contratado para a realização da obra já vem implantando o canteiro de obras e que em breve ele deve realizar uma reunião para apresentar o projeto a empresários e proprietários de imóveis nas imediações que deve receber o complexo viário, já que será necessária a desapropriação de algumas áreas necessárias ao novo empreendimento.

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Além da ponte, o projeto compreende também a implantação do complexo viário que vai ligar o Jardim dos Calegaris ao bairro Bonfim, a partir do prolongamento da Avenida Aristóteles Costa até a Avenida Roberto Mange, via em que está localizada a unidade do Senai. O projeto faz parte do plano de mobilidade que visa desafogar e agilizar o trânsito na Avenida dos Expedicionários - e consequentemente na Avenida José Paulino, além de criar uma nova opção de acesso da região central à do João Aranha.

A licitação pública para a contratação da nova obra foi homologada no último dia 30 de maio, de acordo com extrato do edital publicado no Diário Oficial do Município. O consórcio liderado pela Paulitec Construções Ltda. e integrado pela Construtora Cidade Ltda. foi contratado pela realizar o serviço, orçado em exatos R$ 289.999.999,20. 

No momento, o contrato está em fase de finalização e dentro de alguns dias já deve ser liberada a autorização da ordem de serviços para o início da obra. A previsão para a finalização das obras de implantação do complexo viário Norte-Sul é de 24 meses, conforme estima o contrato. Porém, a expectativa da Prefeitura é que a obra seja acelerada e possa ser entregue em até 18 meses, conforme informou ao Zatum o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Wladimir Stefani.

Dimensões

O novo projeto de interligação Norte-Sul deve ser a maior obra viária já realizada pela Prefeitura de Paulínia. Com um comprimento total de 500 metros, é praticamente o dobro da recém inaugurada Ponte São Bento, que liga a região do Monte Alegre/Parque da Represa à do João Aranha, que tem 260 metros de comprimento. Pelo fato de o método construtivo ser o de ponte estaiada, com a ponte sendo sustentada por cabos presos em mastros, o impacto ao meio ambiente é bem menor do que uma construção convencional e, portanto, não estão previstos contratempos para a obtenção do licenciamento ambiental. 

O secretário Wladimir Stefani explicou ao Zatum que a nova ponte e o complexo viário compreenderão três trechos distintos. A plataforma estaiada com 280 metros de comprimento sustentada por mastros de 80 metros de altura, com duas vigas de travamento, contando com duas faixas de rolamento de 8,4 m de largura, ciclovia a passeios públicos em cada mão-de-direção.

O outro trecho, de 220 m de comprimento será no método construtivo de balanço sucessivo com quatro vãos (construção por partes), com duas faixas de rolamento de 3,6 m de largura cada, também com ciclovia e passeio público nas duas mãos-de-direção. Já o terceiro e último trecho, de 140 m de extensão, será construído em vigas pré-moldadas, continuando a duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios públicos em cada mão-de-direção.

Embora somados os três trechos superam os 500 metros de extensão, por conta da curvatura da pista entre essas partes a dimensão ficará restrita em torno desse comprimento no total do novo complexo viário Norte-Sul.

No mesmo projeto, ainda está prevista a implantação de uma passarela para travessia de pedestres sobre o trecho inicial da Avenida Paulista, ainda nas proximidades do Fontanário, que terá 45 metros de comprimento, dos quais 32 em travessia sobre a via pública, que será construída sobre uma base de concreto apoiada em estacas escavadas. Além de facilitar a travessia dos pedestres que demandam às unidades de ensino e empresas localizadas naquela área, a passarela deve agilizar a fluidez do trânsito no local entre o centro e região do Jardim Planalto/João Aranha, já que então será desativado um sinaleiro de pedestres que funciona atualmente no local. 

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