Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 06:59
(19) 98191-2534
Cidades Prevenção

Bolas gigantes espalhadas por Campinas, Jaguariúna e Sumaré alertam a população para a leucemia

Ação será realizada pelo Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia

17/02/2021 15h56
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
Fevereiro é o mês de combate à leucemia (Crédito: divulgação)
Fevereiro é o mês de combate à leucemia (Crédito: divulgação)

A campanha de combate à leucemia, o #FevereiroLaranja, alerta sobre os sintomas e conscientiza a população sobre esse câncer hematológico. Quase 6 mil homens e 5 mil mulheres foram diagnosticados com leucemia no Brasil em 2020, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). 

Para reforçar esta campanha nacional, o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, a partir de quinta-feira (18) espalha por Campinas, Jaguariúna e Sumaré bolas gigantes, fazendo alusão aos glóbulos brancos que são acometidos pela leucemia. 

O primeiro local a receber as bolas gigantes será a Lagoa do Taquaral, a partir das 8h30, no portão principal, onde será distribuído folder informativo sobre a doença.

De acordo com o hematologista, Bruno Kosa Lino Duarte, do Grupo SOnHe, a leucemia é uma neoplasia maligna e acontece devido a uma mutação genética. 

"A doença faz com que os glóbulos brancos percam a função de defesa e passem a se reproduzir desordenadamente, causando quatro principais subtipos: a leucemia linfoblástica aguda, a leucemia mieloide aguda, a leucemia linfoide crônica e a leucemia mieloide crônica", explicou.

As bolas gigantes vão percorrer diversos locais até o dia 27 de fevereiro. "Estamos enfrentando uma pandemia, mas nem por isso devemos deixar de realizar ações para conscientizar a população sobre essa doença. As pessoas não podem ter medo de ir ao médico. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar a doença em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento", disse Sônia Iantas, também hematologista do Grupo SOnHe.

Confira os dias e locais onde as bolas serão instaladas:

Dia 18, às 8h30: inauguração na entrada principal da Lagoa do Taquaral, em Campinas, com a presença do secretário de esportes, Fernando Vanin.

Dia 19: Avenida Almeida Garret, 1.881, Taquaral, no estacionamento do supermercado Good Bom.

Dia 23: na Avenida Antártica, 1.353, em Jaguariúna, na AMBEV. Neste dia, haverá parceria com o Hemocentro para doação de sangue dos funcionários e cadastro para doação de medula óssea.

Dia 24: na Avenida José Vedovatto, 1.900, Jd. Bom Retiro, em Sumaré no supermercado Good Bom.

Dia 27: na Praça Maria Fumaça, em Jaguariúna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 06h58 - Fonte: Climatempo
19°
Nuvens esparsas

Mín. 19° Máx. 26°

19° Sensação
17 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.