A Força Tática da PM (Polícia Militar) apreendeu dois homens, por volta das 20h de sábado (27), na rua Ewaldo Chabregas, no Parque das Laranjeiras, em Mogi Mirim, por tráfico de drogas. Entre os entorpecentes encontrados com os acusados estavam 66 microtubos de maconha sintética k2, spice, conhecida também como "droga zumbi", em razão dos efeitos destrutivos que causa nos usuários. Trata-se da primeira apreensão desse tipo de droga em uma cidade da Baixa Mogiana.
Além da k2, a polícia apreendeu com os acusados 13 pinos de cocaína, 29 pedras de crack, 25 microtubos de skank, 18 porções de maconha e R$ 336,80 em espécie.
De acordo com informações do BO (Boletim de Ocorrência), uma equipe da Força Tática estava em patrulhamento no Parque das Laranjeiras, como parte da Operação Impacto, cujo um dos objetivos é combater o tráfico de drogas.
Os dois suspeitos, ao verem a viatura, tentaram sair correndo. No entanto, eles foram rapidamente abordados. Com um homem, W.V.P., de 25 anos, foi encontrado um rádio comunicador marca Defqual modelo bf-777S, uma sacola de plástico na cor branca, que continha em seu interior as drogas apreendidas.
Com outro detido, de nome F.O.A, 49 anos, foi localizado um rádio comunicador da mesma marca e modelo. Segundo a polícia, eles confessaram que estavam traficando na localidade.
Ambos foram levados para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Mogi Guaçu. W, ficou preso em flagrante por tráfico de drogas e foi recolhido para uma cela provisória. Já F, após medidas administrativas, foi liberado.
Droga K
Nos últimos meses, a "maconha sintética" — também conhecida como K2, K9 ou spice, entre outros nomes — virou uma grande preocupação nacional com o aumento das apreensões pela polícia e do número de usuários em grandes centros urbanos. Em São Paulo, o entorpecente tem causado preocupação nas autoridades. Vídeos que circulam pela internet mostram os dependentes em estado letargia, ou paralisados, após o uso.
Os canabinoides sintéticos, como os apreendidos em Mogi Mirim, são um grupo de novas drogas que tem conquistado um espaço importante no mercado ilícito mundial.
"Usuários das drogas K podem sentir um grande prazer e relaxamento, mas que depois geralmente é seguido por confusão mental, aumento da ansiedade, taquicardia, falta de coordenação motora, psicose e convulsões", explicou toxicologista Maurício Yonamine, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista para a BBC.
Mín. 12° Máx. 24°