Sábado, 06 de Março de 2021 05:52
(19) 98191-2534
Cidades Igualdade Racial

Campinas conquista o quarto lugar no “Desafio Lideranças Públicas Negras”

A cidade foi representada por Eliane Jocelaine Pereira

09/02/2021 15h33
Por: Zatum Notícias Fonte: Da Redação
 Eliane Jocelaine Pereira representou Campinas (Crédito: divulgação)
Eliane Jocelaine Pereira representou Campinas (Crédito: divulgação)

Com o projeto “Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência”, Campinas conquistou o 4º lugar no “Desafio Liderança Públicas Negras”, organizado pela Catálise Social, em parceria com Arapyaú, Humanize, Fundação Lemann e República.org. A escolha foi por voto popular.

O desafio visa evidenciar iniciativas no país que estão gerando oportunidades em posições de liderança para profissionais negros no setor público e também propor soluções governamentais com recorte racial para o combate efetivo das desigualdades e do racismo estrutural. 

A cidade foi representada por Eliane Jocelaine Pereira, que atualmente é secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, mas que esteve, também, à frente da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. 

A iniciativa apresentada por Campinas foi o processo de ampliação e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial, que envolveu a instituição da Lei de Cotas para negros, a Elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial e a implementação do Museu da Paz. 

De acordo com Eliane Jocelaine, o projeto “Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência” foi desenvolvido com a participação de várias secretarias e parcerias e engloba uma série de programas e políticas implementadas na Prefeitura de Campinas nos últimos anos. 

“Agradeço imensamente às centenas de pessoas que concederam seu voto e auxiliaram na ampliação da visibilidade do trabalho realizado em Campinas nos últimos anos. Inúmeras pessoas fizeram parte, direta ou indiretamente, deste processo, e devem sentir-se parte deste reconhecimento que é feito à política pública de igualdade racial em Campinas.” disse.

“Para a continuidade deste trabalho, a meta é a aplicabilidade ampla da Lei de Cotas nos próximos concursos públicos do município e também a criação de um Comitê Permanente de Políticas Afirmativas no âmbito da Administração Municipal, com o objetivo de implementar políticas de inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo aos servidores negros, mulheres e pessoas com deficiência e elaboração de estratégicas que estimulem a maior participação desses servidores em cargos de liderança.” completou a secretária.

As cinco iniciativas finalistas podem ser conhecidas no endereço www.catalise.social/banco-de-ideias/categories/desafio-liderancas-publicas-negras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campinas - SP
Atualizado às 05h21 - Fonte: Climatempo
20°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 26°

20° Sensação
15 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.