Josué de Menezes
Articulista
Prefeitos que estão de olho em mandatos no legislativo estatual e estavam ligados diretamente aos caciques que apostaram suas fichas na oposição ao governo terão que repensar estratégias.
O peso político do atual governo é grande para conquistar o Palácio do Planalto em 2022. Com a vitória dos aliados Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no Senado, a avaliação no Palácio do Planalto é que os próximos dois anos deverão ser menos conturbados para o presidente Jair Bolsonaro, que ganha fôlego para tentar se reeleger.
Para os políticos locais, os projetos de impacto regional terão peso decisivo para conquistar o eleitor. A pauta mais determinante é a retomada econômica.
Nesse sentido, as cidades pequenas do interior paulista podem apresentar performance melhor se acertarem a mão na requalificação profissional.
Existe espaço para ser conquistado se considerar a análise das eleições passadas:
Cauê Macris (PSDB) – Americana com 114.690 votos
Barros Munhoz (PSB) – Itapira, com 87.494 votos
Bruno Ganem (PODEMOS) – Indaiatuba, com 106.203 votos
Mais uma informação interessante: Campinas, a maior cidade do interior do Estado de São Paulo, elegeu apenas três Deputados Estaduais:
Rafa Zimbaldi (PSB), Campinas, com 80.789 votos
Valéria Bolsonaro (PSL), Campinas, com 79.564 votos
Adriana Borgo (PROS), com 41.953 votos
Barros Munhoz (PSB), Itapira, com 87.494 votos
Dalben (PR), Sumaré, com 79.564 votos.
Reviravolta
A oposição terá que se reinventar. A candidatura única de centro tendo como pivô Rodrigo Maia (DEM-RJ), baqueou projetos do MDB.
João Doria (PSDB) e o apresentador de TV Luciano Huck estão praticamente fora do jogo. A política do isolamento e os indicadores de números de leitos de UTIs estão em suspeição, principalmente pela população que percebe que os tratamentos precoces contra o covid-19 surtem resultados positivos e continuam a não ser considerados com reconhecimento científico.
Esses temas macro que norteiam a política nacional refletem em todas as cidades do interior paulista e neutralizam a psceudo derrota do governo federal nas eleições municipais.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.