Cidades Economia

Paulínia na Rota dos Mercados do Futuro

Mapa do desenvolvimento da Nova Economia

15/10/2020 13h45 Atualizada há 2 semanas
Por: Da Redação Fonte: Da Redação
Paulínia na Rota dos Mercados do Futuro
Paulínia na Rota dos Mercados do Futuro

As oportunidades econômicas de cidades bem estruturadas com menos de 100 mil habitantes são ampliadas após o covid-19. Esta é uma análise recorrente de especialistas que acompanham de perto as tendências de um novo fenômeno: a interiorização.

Enquanto site especializado em conteúdo regional, firmamos parceria com o portal Mercados do Futuro para inspirar o poder público local a desenhar cenários e investigar tendências.

Dessa foram, lançamos a série Vida pós-pandemia, abordando análises e reflexões para compor projetos de fomento econômico e educacional.

O primeiro ponto a observar é que quando falamos em análises de cidades é necessário entender as diferenças no sentido de capturar mudanças de hábitos, se são ou não duradouros. Um dos pontos que saltam aos olhos é a valorização do local, sobretudo da infraestrutura básica.

Cidades bem resolvidas em saneamento, rede de educação e estrutura de saúde, terão condições de atrair investimentos com um olhar para o século XXI, voltadas para tecnologias e soluções para cidades inteligentes. 

Classe Média

Cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e renda que consolidam a classe média também têm um enorme potencial para incentivar a cultura do empreendedorismo visando o fomento econômico, qualificando a geração de trabalho e renda.

Com essa leitura, cidades que apresentem um foco no posicionamento econômico é possível construir um plano de desenvolvimento sustentável rumo aos Mercados do Futuro.

Neste sentido vamos mapear os hábitos de Paulínia e cruzar conteúdos com as oportunidades da Nova Economia, tecendo um quadro com políticas públicas em curso para desenhar um mapa semântico do desenvolvimento econômico da cidade.

Estamos abertos a acolher os planos de governo dos candidatos e saber o pensam com relação à Nova Economia no desenvolvimento de políticas públicas de fomento sócio-econômico-ambiental

Nani Moura está aberta para resgatar a confiança de investimentos.

"Vivemos longos anos de atraso e agora teremos condições de retomar o desenvolvimento sustentável da cidade, ampliando investimentos para a economia criativa e desenvolvimento da indústria local. A bandeira da inovação é bem vinda.", afirma Moura.