Cidades Paulínia

Castração de cachorros e gatos é de graça, mas remédios são pagos à empresa

Moradores disseram que se trata de venda casada e vão denunciar a situação no Procon

12/08/2020 21h13 Atualizada há 4 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Raoni Zambi
Moradores afirmam que foram pegos de surpresa com a cobrança de medicamentos (Crédito: divulgação)
Moradores afirmam que foram pegos de surpresa com a cobrança de medicamentos (Crédito: divulgação)

A Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia anunciou a castração e microchipagem de 400 cães e gatos gratuitamente, no Ginásio de Esportes do João Aranha. Porém, a empresa responsável pelo serviço está cobrando, dos tutores, a medicação que os pets precisam tomar após as cirurgias. 

Moradores relataram que chegaram a pagar até R$ 70 nos remédios, oferecidos pelos responsáveis em fazer as castrações. Em razão da pandemia, milhares de famílias em Paulínia perderam seus empregos e estão passando por dificuldades financeiras. 

Por isso, algumas pessoas contaram que foram pegas de surpresa com a situação. “Lamentável, imaginei que o tratamento era completamente gratuito. Pretendia levar a minha gata, mas vou aguardar mais um pouco, quando tiver dinheiro resolvo o problema”, contou a dona de casa Rosângela Gomes, 40 anos, moradora do São José.

Em nota, a prefeitura confirmou que as cirurgias de castração estão sendo realizadas, mas que os proprietários do bichos tem a opção de comprar remédios da empresa que está realizando os procedimentos. 

“A pessoa cujo animal é castrado recebe uma receita com um medicamento para o pós-operatório e caso queira comprar da empresa, é livre para adquirir da mesma ou comprar onde bem desejar”, informou a administração. 

O aposentado Roberto Soares, 55 anos, disse que se trata de um tipo de “venda casada”, que é uma prática desrespeitosa contra os direitos dos consumidores . “Farei uma denuncia no Procon. Na verdade, tudo deveria ter sido explicado de forma antecipada. E se uma família leva um animal de estimação e depois não tem condições de comprar os medicamentos e o bicho morre? Quem é o responsável?”, questionou. 

Informações

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretara de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, abriu inscrições para o cadastramento no Programa Municipal de Castração e Microchipagem Animal, que valerá para cães e gatos.

Devido às ações de enfrentamento ao avanço do coronavírus (Covid-19), as inscrições estão sendo feitas online, via e-mail. A ficha de inscrição está disponível na área da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura http://www.paulinia.sp.gov.br/frmDownloads.

A ficha deve ser preenchida, digitalizada e enviada, junto com a documentação necessária, para o e-mail [email protected] 

Para solicitar a castração, o tutor deve observar as seguintes orientações: os animais devem ter idade entre 60 dias e 8 anos; os animais precisam estar em boas condições de saúde e limpos, sem a presença de pulgas e carrapatos; são prioridade os animais sem raça definida (vira-latas); gatas e cadelas no cio ou prenhes não poderão ser castradas; cães acima de 30 Kg, ou obesos, não poderão ser castrados.

Todos os munícipes podem fazer inscrição, porém, terão prioridade animais de famílias de baixa renda, animais resgatados ou com risco à saúde, protetores de animais, associações protetoras e ONGs.

As dúvidas podem ser tiradas através do e-mail [email protected] ou pelo 156.

Mais lidas