anuncie aqui
Saúde

Campinas confirma terceiro caso de coronavírus

Paciente é uma mulher de 37 anos que viajou ao Canadá

18/03/2020 11h22
Por: Zatum Notícias
Fonte: Da Redação
Jonas Donizette durante a coletiva em que anunciou a suspensão das aulas (Crédito: Carlos Bassan)
Jonas Donizette durante a coletiva em que anunciou a suspensão das aulas (Crédito: Carlos Bassan)

A Secretaria de Saúde informou que foi confirmado o terceiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Campinas nesta quarta-feira (18). A paciente, uma mulher de 37 anos, retornou de viagem do Canadá no dia 29 de fevereiro e teve início de sintomas no dia 4 de março. 

Ela está em isolamento domiciliar e passa bem. Seus contactantes estão sendo monitorados. Até a manhã desta quarta-feira, 91 casos encontram-se em investigação no município.

Os outros dois casos confirmados em Campinas são de uma jovem que contraiu a doença na Bahia e teve o exame positivo em 13 de março; e de uma mulher de 48 anos, que voltou de viagem da Europa em 8 de março e teve o caso confirmado em 16 de março. Os pacientes estão clinicamente bem.

Todas as informações sobre o novo coronavírus (Covid-19) podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Situação

Em anúncio na segunda-feira (16), o prefeito Jonas Donizette (PSB) suspendeu as aulas das escolas públicas e privadas de Campinas, a partir de segunda-feira (23) da semana que vem. O objetivo é evitar a propagação do coronavírus, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) se tornou uma pandemia global. 

Nesta semana, a recomendação é que os estudantes faltem. Não haverá marcação das faltas. Aproximadamente sessenta e quatro mil alunos ficarão sem aula, por tempo indeterminado. De acordo com o prefeito, 206 escolas ficarão sem funcionar para as aulas. Apenas a merenda será servida, aos estudantes em condição social vulnerável. 

Donizette também recomendou que os comércios abram uma hora mais tarde e fechem uma hora mais cedo, para evitar aglomeração de pessoas em horários de pico, principalmente em terminais e pontos de ônibus. 

Bibliotecas, teatros, apresentações culturais e solenidades também ficarão fechados ou foram suspensos. Foi recomendado que bares, casas noturnas, cinemas e teatros privados fiquem fechados. 

O secretário de Saúde de Carmino de Souza, recomendou que as pessoas fiquem em casa e saiam somente em caso de urgência. Em Campinas, dois casos de coronavírus foram confirmados. 

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas