anuncie aqui
Paulínia

Defesa Civil monitora nível de água dos rios Atibaia e Jaguari

Secretário de Defesa Toní Guimarães coordena a Operação Verão

23/01/2020 14h33
Por: Zatum Notícias
Fonte: Da Redação
147
Funcionário da Defesa Civil monitorando nível de água em rio (Crédito: divulgação)
Funcionário da Defesa Civil monitorando nível de água em rio (Crédito: divulgação)

A Defesa Civil de Paulínia intensificou as vistorias de campo, monitorando áreas de maior risco de alagamento e inundações. Os níveis dos rios Atibaia e Jaguari também estão sendo monitorados.

A “Operação Chuvas de Verão”, que começou em dezembro e termina no dia 31 de março, tem por objetivo adotar medidas para redução dos riscos e desastres, além de minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais recorrentes nesse período, podendo ser prorrogado, caso necessário, segundo a administração. 

Entre as ações estão o monitoramento de radar, a medição dos índices pluvio e fluviométricos e, de acordo com as previsões meteorológicas, vistorias técnicas de campo em áreas de risco, com intuito de promover a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.

No período, também é reforçada ações de preparação, resposta e de recuperação, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas. 

“Até o presente momento não foi registrado nenhuma ocorrência grave, vítimas e nem desalojados. A intensificação das vistorias visa antecipar a identificação de eventuais áreas onde o excesso de água no solo pode levar a deslizamentos de terra, quedas de muro, rachaduras em casas e até quedas de árvores”, explicou o secretário de Defesa Civil Toní Guimarães, que relatou ainda que foram registradas ocorrências nos bairros Jardim Planalto, Presidente Médici, Vila Monte Alegre, Bela Vista, Morumbi e São José, além de quedas de árvores no perímetro urbano da cidade”. 

Dados

Os dados meteorológicos são informações colhidas de alertas de temperatura e imagens de radar do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), da Defesa Civil do Estado e do CEMADEN (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais).

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.