WhatsApp

Envie fotos e vídeos pelo WhatsApp: 19 98727-4956

anuncie aqui
reder
Saúde

Hortolândia verifica casas afim de combater o mosquito da dengue

Após três meses está ocorrendo uma nova apuração de dengue na cidade

10/01/2020 17h45Atualizado há 2 semanas
Por: Zatum Notícias
Agentes da UVZ em combate à dengue
Agentes da UVZ em combate à dengue

O trabalho de combate à Dengue, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, inclui ações de controle das larvas do Aedes aegypt, mosquito transmissor desta e de outras doenças. Através da pesquisa de ADL (Avaliação de Densidade Larvária) é possível prever se nos próximos meses o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para o município traçar estratégias ainda mais intensas de prevenção.

Para a avaliação da densidade larvária, os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) estão percorrendo imóveis sorteados aleatoriamente, em todos os bairros da cidade. Nos quintais e residências, são investigados locais onde há larvas do Aedes aegypti. O volume é contabilizado e transformado em índice, conhecido como Breteau.

O Índice Breteau é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. Um índice baixo sinaliza que o controle dos criadouros tem sido eficaz, eliminando a maioria dos focos do mosquito Aedes aegipyt. Já quanto maior for o índice, mais chance de aumento de casos positivos de doenças. A avaliação de densidade larvária é realizada três vezes ao ano, sendo que a mais recente foi apurada em outubro do ano passado. De acordo com informações da UVZ, no último índice Breteau Hortolândia teve resultado 1.1.

A população deve ser parceira do município nesta ação, permitindo o acesso dos agentes da UVZ à residência e acompanhando a visita. Durante a vistoria, eles verificarão vasilhas e utensílios que podem acumular água. Eles também coletarão amostras de larvas para análises. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá e, durante a ação, não são solicitados documentos pessoais, cartão bancário, ou outra informação.

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas