WhatsApp

Envie fotos e vídeos pelo WhatsApp: 19 98727-4956

anuncie aqui
reder
Seu Dinheiro

Vai comprar material escolar? Veja dicas do Procon-SP para economizar!

Pedir descontos e fazer comprar coletivas sempre resultam em economia

10/01/2020 11h57Atualizado há 1 semana
Por: Zatum Notícias
Fonte: Da Redação
Pesquisar preços em mais de uma loja é uma das dicas do Procon-SP (Crédito: Agência Brasil)
Pesquisar preços em mais de uma loja é uma das dicas do Procon-SP (Crédito: Agência Brasil)

Antes de ir às compras, recomenda-se verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias. Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante economia.

Na lista de material, as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013. Também não podem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Alguns itens de uso escolar, como lápis, borracha, apontador, compasso, régua, lápis de cor, de cera, cola, caneta, massa de modelar, tinta guache, tesoura entre outros, só podem ser comercializados se apresentarem o selo do INMETRO. A certificação é obrigatória e garante a qualidade e segurança do produto para uso das crianças.

Os produtos importados devem seguir as mesmas recomendações dos nacionais, com informações em língua portuguesa.

O consumidor também deve usar a internet, para verificar a diferença de valor entre produtos iguais ou similares, ir em mais de uma loja, pedir descontos na hora do pagamento e fazer contas antes das comprar, para que haja um bom planejamento. 

Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas.

Na hora de pagar o material, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento pratica preço diferenciado em função do meio de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito).

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas