Cidades Muita Água

Chuva alaga diversas regiões de Paulínia

Defesa Civil informou que monitora a situação

03/01/2020 09h41 Atualizada há 7 meses
Por: Zatum Notícias Fonte: Raoni Zambi
Defesa Civil registrou a queda de árvores e postes (Crédito: redes sociais)
Defesa Civil registrou a queda de árvores e postes (Crédito: redes sociais)

A chuva de quinta-feira (02) deixou diversas vias de Paulínia tomadas pela água. Moradores gravaram as inundações e divulgaram em redes sociais, como Facebook e grupos de WhatsApp. Não há o registro de pessoas feridas, mortas ou desabrigadas em razão do forte temporal. 

De acordo com a Defesa Civil, em 45 cinco minutos, choveu o equivalente a 60 mm, o que é considerado uma chuva muito forte. Uma chuva leve tem um volume menor que 2,5 mm; uma moderada entre 2,5 mm e 7,6 mm e uma forte entre 7,6 e 50 mm, em uma hora, por exemplo. 

Os alagamentos aconteceram porque o volume de água foi intenso, ou muito acima do normal, para o período, segundo a prefeitura. Assim, as bocas de lobo e galerias não suportaram a quantidade de água e ocorreram as inundações. 

Na Avenida José Paulino, próximo à Ponte do Rio Atibaia e de um posto de gasolina,  foram inundados. Com isso, o tráfego de veículos foi prejudicado nos dois sentidos. Moradores reclamaram da situação. A mesma situação ocorreu em diversos pontos do município. 

“Moramos em uma cidade rica, mas enfrentamos problemas de lugares pobres”, disse o motorista Tadeu Cardoso Costa, 40 anos. 

Regiões

Foram registradas quedas de árvores e postes. Os bairros que registraram inundações foram Bom Retiro, São José, Morro Alto, Cooperlotes e Monte Alegre.  A prefeitura informou que trabalhadores do Consórcio Paulínia Sempre Limpa estão nas regiões afetadas retirando a lama, galhos e entulhos. 

Segundo dados meteorológicos, Paulínia e outras cidades próximas poderão, nas próximas horas, poderão receber pancadas volumosas de chuva. Por isso, para está sexta-feira (03), não estão descartadas a possibilidade a possibilidade  ventanias,chuvas de granizos e descargas elétricas com raios, segundo nota da prefeitura.  O telefone da Defesa Civil é (19) 3874-1516, ou 199. 

Para ficar bem informado curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/zatumnoticias